Casa de Mateus, também conhecida por Palácio de Mateus, é um edifício extremamente belo, localizado em Vila Real, Trás-os-Montes (Portugal).
Foi construído por José Botelho Mourão, o terceiro Morgado de Mateus e concluído no ano de 1750. Inclui extensos jardins e, sobretudo, férteis terrenos vinícolas.
Em 1911, a Casa de Mateus foi classificado como Monumento nacional.
Conjunto do Palácio de Mateus
Em 1979, todo o conjunto do Palácio de Mateus passou a ser adaptado às atividades culturais de iniciativa da Fundação Casa de Mateus, pelo então presidente da Fundação, Dom Fernando de Sousa Botelho de Albuquerque e pela sua esposa, Dona Maria Amélia. Além disso, foram também reabilitados a Casa e os anexos agrícolas, foram criados vários núcleos de exposição para exibição do espólio da família e foi criado ainda um circuito expositivo alargado.
Visitando a Casa de Mateus
A visita à Casa dá a conhecer, no andar nobre, a exposição permanente do museu, instalado, primeiramente, por Dom Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque. À maneira das salas de armas típicas das casas nobres dos séculos XVII e XVIII, ostenta, no teto de madeira de castanho, as armas do proprietário. São as mesmas que se encontram, similarmente, no lugar cimeiro ao centro da fachada da Casa.
Lado Poente
No lado poente da mesma ala, o 3º Conde de Vila Real instalou, nas antigas «Salas de Mateus d’Allém» quatro quartos servidos pelo corredor proveniente da sala da Biblioteca. Entre os móveis de repouso noturno dos quartos destaca-se, antes de tudo, um leito de cabeceira recortada e entalhada com um feixe de plumas no remate do período de Dom José I.
Sala do Tijolo
Na Sala do Tijolo, a Sul do Salão de Entrada, dominam os retratos de D. João V e D. Maria Ana de Áustria. Podemos, ao mesmo tempo, visualizar uma série alegórica das quatro estações executada por um pintor arcimboldesco do século XVII.
Sala da Loiça Azul
Na Sala da Loiça Azul, antigo escritório, veem-se os retratos da Família em óleos, gravuras, aguarelas e fotografias de época.
Sala de jantar
Na Sala de Jantar, que em circunstâncias especiais é ainda utilizada, encontra-se um imponente armário em vinhático e pau-santo maciço, com as frentes das portas e das gavetas preenchidas com decoração de tremidos.
Apresenta uma ordem inferior de seis gavetas, embora simulando catorze. No corpo superior apresenta, do mesmo modo, duas meias portas e três prateleiras. Atualmente expõem-se aqui algumas peças da baixela de prata dos séculos XVIII e XIX.
Sala de visitas (Sala rica)
A Sala Rica, também chamada de Sala de Visitas, reúne um excecional conjunto de móveis de importação, provenientes de distintos horizontes culturais. Secundada pelo carácter decorativo e alegórico dos quadros do círculo de Pierre Mignard, a diversidade do mobiliário que aqui se expõe confere a este aposento uma atmosfera de requinte e exuberância.
Localização da Casa de Mateus
Antes de mais nada, deixem-me indicar as coordenadas da Casa de Mateus (Lat: 41.29, Lng: -7.71). Está, assim, localizada a norte de Vila Real. Ver no Google Maps.
Assista ao episódio de Visita Guiada (Paula Moura Pinheiro) na RTP2. O tema é a Casa de Mateus, transmitido a 6 de novembro de 2017. Irá certamente enriquecer o seu conhecimento sobre este local. O atual proprietário explica de que forma este património se transmitiu, mantendo-se, no entanto, imaculado por dezenas de gerações.
Para continuar na Trás-os-Montes e Alto Douro poderá, do mesmo modo, gostar dos nossos guias das cidades de Lamego ou mesmo Chaves.
Artigos Recentes
A Ponte de Trajano é uma ponte romana do século II que liga as duas margens do rio Tâmega, na bela cidade de Chaves. Conheça-a aqui!
O Museu Grão Vasco foi fundado em 1916 com o objetivo de preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico de Viseu.