Castelo da Lousã


O Castelo da Lousã, também conhecido por Castelo de Arouce, ergue-se de forma imponente e dominadora, no topo de um monte escarpado, na margem direita do rio Arouce.

Por muito militares que sejam e pareçam os castelos portugueses – mesmo os poucos solarengos não deixam de ter caráter bélico eu – existem uns quantos que despertam apetite de posse, não para desempenhar responsabilidades de alcaidaria, mas para fazer ali em casa e viver e saborear cada dia belezas invulgares.

Em lugar cimeiro de hipotética lista preferencial estaria este da Lousã, por si próprio e pelo sítio onde se encontra, o cenário ideal de romance de cavalaria. E de lendas. Vocês não houvesse teriam de inventar se pois o castelo da Lousã, o Vale da Ribeira de Arouce, a densa floresta nas íngremes encostas, parece estarem para lá da realidade.

Castelo da Lousã

Descrição do Castelo da Lousã

Pequeno castelo com planta irregular aproximadamente hexagonal cercando um pequeno terreiro.

Dominado a norte pela torre de menagem que se encontra encostada à muralha. A Torre de Menagem é de secção quadrangular com uma porta ogival a nível dos adarves. Apresenta seteiras para o lado oposto e mais duas no andar superior em cada uma das frentes.

A entrada do castelo está situada a sudeste, e é protegida por dois cubelos semi-cilíndricos: a sudoeste, um outro cubelo mais alongado e a oeste outros dois mais pequenos completam as estruturas defensivas, juntamente com os panos da muralha, rematados por merlões chanfrados, semelhantes aos da torre de menagem.

História do Castelo

Em 1080 o Conde Sisnando Davides ocupou pacificamente a povoação.

Mais tarde o Castelo cairia no poder dos mouros. No entanto, em 1124, foi reocupado Dona Teresa que procedeu à sua reparação e recuperação.

Posteriormente, em 1151 foi atribuído o foral por D. Afonso Henriques a esta povoação.

Ainda no século XXII este castelo teve um grande valor militar, devido à importância da sua posição, embargando as incursões dos mouros vindas do vale do Zêzere.

No século XIV foi finalmente construída a torre de menagem.

Em 1513 é atribuído novo foral por Dom Manuel. O Castelo da Lousã faz parte do Senhorio dos Duques de Aveiro até 1759, data a partir da qual passa para a Coroa.

Em 27 de abril de 2019, o castelo é reinaugurado após importantes obras de requalificação levadas a cabo pela Câmara Municipal da Lousã.

Foi também construído um miradouro e um posto de acolhimento.

Lenda do Castelo da Lousã

Com maior ou menor soma de protagonistas e versões mais ou menos fantasiosas repete-se há séculos a lenda do Rei Arunce e de sua filha – lindíssima, tinha de ser.

Pelo ano de 79 antes de Cristo, Arunce, que deu o nome ao rio depois de corrompido para Aronce, era rei de Conimbriga quando o general romano Sertório andava por aí em reunião armada e a grande cidade romanizada chegavam um braço de mar e pesados veleiros. Um dia aparou a Conimbriga aguerrida frota de assaltantes com o único fim de se apoderar do imenso tesouro do Rei Arunce.

Escapou-se em bom momento o rei, mais a princesa mais, mais o fabuloso tesouro, metendo-se pela a nascente onde fez castelo escondido em apertado vale entre exuberante floresta cheia de medronheiros e de boas águas.

Mas ainda não bastava ao prudente Arunce. Diz-se que escondeu a filha e suas damas no inacessível castelo, enterrou aqui o tesouro e partiu para Cartago a pedir auxílio ao seu amigo, o rei daqueles estados, a fim de poder recuperar a perdida Conimbriga.

Nada consta sobre o fim, triste sem dúvida, da lenda do Castelo de Arouce-Lousã.

Consequências teve, reais e não lendárias, quando o castelo deixou de ter interesse e funções militares. Sucessivas gerações de irresponsáveis pesquisadores de tesouros, fiadas na lenda do rei Arunce e da princesa Peralta, desmantelaram tudo quanto fosse possível da bela fortaleza na vã esperança de encontrar as preciosidades escondidas.

Mais do que batalhas ou de tormentas, o Castelo da Lousã foi vítima da estupidez humana.

Referências

  • Roteiro do Monumentos Militares Portugueses, João Almeida

Artigos Recentes