Castelo de Vilar Maior (Sabugal)


O Castelo de Vilar Maior, situado dentro do município do Sabugal, foi construído em 1232, e em 1297 passou a integrar o território português.

É uma fortaleza de montanha românico-gótica, com dupla cintura muralhada, de traçado oval irregular e Torre de Menagem de planta quadrada.

Castelo de Vilar Maior (Sabugal)

Do planalto onde se situa o castelo, poderá facilmente admirar uma outra fortaleza, que protegeu outrora aquela que é a mais alta cidade do país: a Guarda.

A Vila de Vilar Maior

Vilar Maior atualmente, como localidade, não tem sequer o estatuto de freguesia. Em 2013, quando foi extinta, tinha cerca de 120 habitantes. No entanto, foi vila e sede de concelho entre 1296 e 1855. Mas a sua história começa antes.

História da vila de Vilar Maior

A vila de Vilar Maior foi reconhecida por carta do rei Afonso IX, de Leão, datada de 1227. Fez parte deste reino até à sua integração definitiva em Portugal, com a conquista por D. Dinis e assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297.

A muralha é de meados do século XI, tendo sido envolvida, em 1280, por uma segunda cintura, para maior proteção dos habitantes.

Em 27 de novembro de 1296, D. Dinis concedeu-lhe carta de foral e acrescentou ao castelo a torre de menagem.

Ao longo dos séculos, vários reis se interessaram pelo estado da fortificação, tendo recebido intervenções no tempo de D. Fernando, D. João I e D. Manuel I. Este renovou o foral da vila, em 1 de junho de 1510, época de que datará o pelourinho, que podemos encontrar num largo na zona baixa de Vilar Maior.

A freguesia foi fundida com outras pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos.

Visitar o Castelo de Vilar Maior

No interior do Castelo de Vilar Maior existiram edifícios até ao século XVII, recentemente escavados. No exterior, ainda se podem encontrar alguns vestígios de uma barbacã, que ajudava a proteger a muralha.

Ao caminhar em direção às primeiras casas, encontram-se as ruínas da igreja medieval de Santa Maria do Castelo e, mais abaixo, a igreja matriz, para onde foi levada a antiga pia batismal de Santa Maria do Castelo.

As casas da zona mais alta tiveram a proteção de uma segunda muralha, hoje desaparecida, à exceção de um pequeno troço junto ao Museu de Vilar Maior. Este ocupa um edifício onde funcionou, até à extinção do concelho no século XIX, a Câmara Municipal, tribunal e prisão. Num afloramento rochoso a sul do museu, existe um painel com gravuras provavelmente da Idade do Bronze Médio (há 3500 – 4000 anos).

Com o tempo, a aldeia foi-se espraiando pela zona mais plana, na base da elevação. Aqui, encontramos dois solares no Largo das Portas, podendo um deles datar do século XV; o pelourinho; a igreja da Misericórdia e uma ponte medieval sobre o rio Cesarão.

Localização do Castelo de Vilar Maior

O Castelo de Vilar Maior fica dentro da área do concelho do Sabugal, a norte desta cidade, próximo da fronteira com Espanha. Se passarmos a fronteira em Vilar Formoso, o castelo fica a poucos quilómetros a sul.

Nada melhor do que ver a localização no mapa e inserir as coordenadas no seu GPS (abre em nova janela).

Referências

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes