Castelo do Marvão


O Castelo de Marvão insere-se no contexto da Serra de São Mamede, em posição dominante sobre a povoação, mantendo o controlo sobre o rio Sever, afluente do Tejo.

Castelo do Marvão, no Alto Alentejo, Portugal

História do Castelo do Marvão

Marvão foi, primeiramente, conquistada aos muçulmanos por Dom Afonso Henriques, tendo mais tarde voltado à posse dos mouros, em 1190.

No entanto, quando da demarcação do termo de Castelo Branco (1214) Marvão já se incluía novamente em terras portuguesas.

Foi então que, no ano de 1226, Dom Sancho II, deu à população um dos primeiros forais régios do Alentejo.

Em 1299, D. Dinis apoderou-se do Castelo de Marvão que, fruto de ampliações e de reedificações militares, ganhou dessa forma grande importância nas guerras com castelhanos e espanhóis.

Destas reconstruções, destacam-se sobretudo a Torre de Menagem e novos conjuntos de muralhas.

Torre de Menagem do Castelo do Marvão
Torre de Menagem

O Castelo foi pelo Mestre

No contexto da crise de sucessão de 1383-1385, a vila e seu castelo tomaram então partido pelo Mestre de Avis. O novo soberano e os seus sucessores concederam diversos privilégios à vila (1407, 1436 e 1497) com o fim de incrementar o seu povoamento e defesa.

Nessa fase, foram procedidos também reforços nas muralhas, o que é constatado, dessa forma, pela presença de cubelos que datam dos séculos XV e XVI.

Entrada do Castelo do Marvão

Voltou a ser alterado e ampliado nos séculos XVI, XVII e XVIII e é hoje considerado monumento nacional medieval, não devendo, por todas estas razões, deixar de ser visitado por quem cá passa.

Marvão na restauração da independência

Quando da Restauração da independência portuguesa, no contexto da guerra que se seguiu, as defesas de Marvão foram remodeladas, adaptadas aos avanços da artilharia da época. A primeira fase dessas obras desenvolveu-se entre 1640 e 1662 quando o abade D. João Dama empreendeu a reconstrução de um troço da muralha e barbacãs que se encontravam em ruínas, providenciou reparo nas portas do castelo e outros consertos necessários à conservação e defesa da vila.

Ainda em obras, sofreu assalto por forças espanholas (1641 e 1648), batendo-se ativamente com a praça vizinha de Valencia de Alcántara, até à conquista desta pelas forças de D. António Luís de Meneses, em 1644. Um relato de Nicolau de Langres, à época, informa que a guarnição de infantaria e de cavalaria portuguesa nesta fortificação eram oriundos de Castelo de Vide, contando Marvão com cerca de 400 habitantes.

Caraterísticas

O Castelo do Marvão é um exemplar de arquitetura militar medieval de transição, moderna, e de enquadramento rural, coroando uma crista quartzítica na cota de 850 metros acima do nível do mar.

Castelo e cerca urbana
Castelo e Cerca Urbana

Inclui castelo e cerca urbana, com fortificação em relevo. Posicionamento estratégico, de detenção, orientado para a Espanha. Inclui cubelos de transição, fortificação baixa com canhoneiras nos eirados, abaluartada, permitindo dessa forma o tiro rasante.

Localização

O Castelo do Marvão está localizado no município do Marvão, distrito de Portalegre, Alto Alentejo, Portugal.

As coordenadas do Castelo do Marvão são as seguintes:

  • Latitude: 39.39
  • Longitude: -7.37
Clique para abrir o mapa com a localização do castelo e da Vila do Marvão
Clique para abrir o mapa com a localização do castelo e da Vila do Marvão

Em conclusão, poderá consultar a ficha das Fortificações do Marvão da Direção-Geral do Património Cultural para obter mais detalhes sobre este monumento.

O que visitar a seguir

Se gostou deste guia, certamente irá gostar do guia completo da cidade de Portalegre. Ou então sugerimos uma viajem até ao Algarve e conhecer o Forte de Sagres através do nosso guia.

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes