Conímbriga foi uma povoação estabelecida em, pelo menos, 1200 AC, mas foi no período românico que teve o seu momento de maior expansão e reconhecimento.
É atualmente um dos maiores sítios arqueológicos portugueses, certamente, e está atualmente classificado como monumento nacional.
História de Conímbriga
Através de diversos vestígios arqueológicos, foi possível traçar a história da povoação de Conímbriga até à Idade do Bronze. No entanto, é possível que já existisse na Idade da Pedra. Encontraram-se diversos objetos cerâmicos e ferramentas que foram datados entre os séculos IV e VIII AC.
A primeira chegada dos Romanos, da qual temos referência, é de 138 AC. As tropas de Décimo Júnio Bruto, na sua campanha para subjugar os galaicos, passaram então pelas terras de Conímbriga.
Seria apenas na época de Augusto que Conímbriga seria reformada. Assim, o imperador romano enviou arquitetos para a remodelá-la e adaptá-la ao urbanismo romano. O fórum foi o primeiro edifício a ser levantado pelos romanos. Criaram-se, dessa forma, as termas e dotou-se a povoação de uma muralha artificial, complementando a natural posição defensiva do assentamento.
Na idade média, Conímbriga foi palco de diversos confrontos entre Suevos e Visigodos até que, em 586, e já em decadência, a região caiu definitivamente sob domínio visigótico. Muitos dos seus habitantes abandonaram a região para se estabelecer em Aeminium (atual Coimbra). A terra era muito mais fértil e, além disso, tinha um excelente abastecimento de água.
O assentamento continuou a ser habitado por algumas famílias abastadas, mas, antes de 1806, a localidade já estava completamente deserta.
Conímbriga, sede episcopal
A sede episcopal, antes de ser em Coimbra, na altura Aeminium, era em Conímbriga (concelho de Condeixa-a-Velha).
No IV Concílio de Toledo (633), no II de Mérida (666) e em todos os posteriores, os bispos de Coimbra voltam a usar o nome de “Ecclesiae Conimbriensis”. No entanto, fixaram a residência em Aeminium. Este facto mostra que Conímbriga era então o nome tradicional e bem arreigado da diocese. Por isso mesmo, tinha de ser já antiga, talvez dos fins do século IV ou princípio do V.
Casa dos Repuxos
A Casa dos Repuxos era uma grande residência aristocrática. Constitui, sem dúvida, o melhor exemplo da arte do mosaico, da pintura mural e da arquitetura dos jogos de água que conhecemos na cidade.
Consulte o nosso guia da cidade de Coimbra.
Visite o Museu Monográfico
A atual exposição permanente apresenta sobretudo os objetos de uso quotidiano. Estão dispostos por tema, evocando assim o forum monumental, a riqueza das domus, a pujança do seu comércio, a religião e crendices da população romanizada e a presença suevo-visigótica.
Horários
Museu e ruínas: De segunda a domingo das 10h00 às 18h00.Encerrado nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 de Julho e 25 de Dezembro.
Mais informações sobre o museu.
Localização de Conímbriga
Conímbriga fica localizada no município de Condeixa-a-Nova, região da Beiral Litoral, no centro de Portugal, com a latitude de 40.09º e longitude de -8.49º.
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.