O Edifício dos Quartéis de Moura ilustra bem o que de mais puro existe na arquitetura de âmbito militar, construída com o propósito único de defender esta zona fronteiriça, nas guerras da restauração.
Moura, como praça de armas, foi um importante centro de operações militares do Baixo Alentejo durante as Guerras da Restauração e outras lutas de defesa do território Nacional. Empenharam-se na sua construção alguns especialistas de arquitetura militar da época, e a sua tipologia reflete a construção militar que se efetuava na Europa, nos séculos
XVII e XVIII.
O conjunto monumental, edifício e capela dos quartéis de Moura, está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Caraterização do edifício
A harmonia e simetrismo do edifício são-lhe conferidas pela sua construção alongada de dois pisos, por onde estão distribuídas as várias casernas, que são rematadas por uma série de chaminés de tipo tradicional.
Outro pormenor faz deste edifício algo de notável e assinalável, trata-se da Igreja do Senhor Jesus dos Quartéis de Moura, uma Capela adjunta ao edifício dos quartéis que teve na época da Restauração grande devoção.
A Capela dos Quartéis de Moura
A capela mantém ainda o seu aspeto original, e conta com um dos mais belos altares da Diocese de Beja cujo estilo roça o neoclassicismo. Todo em Mármore, e com diferentes tonalidades, este altar contava ainda com a célebre tela de Nosso Senhor Jesus Crucificado (que aguarda restauro), atribuída a Domingos António de Sequeira. A ilustrar o espaço da pequena capela, temos a presença de vários painéis de azulejos da época da construção, que não podemos deixar passar desapercebidos.
A defesa da fronteira
A construção deste edifício figurou de entre um conjunto de medidas, que tinha como principal objetivo a proteção de uma zona estrategicamente importante. De entre o plano de construções militares, do qual a edificação dos quartéis foi apenas um exemplo, contam-se também a construção de uma nova cintura de muralhas, dois fortes anexos, o restauro da Atalaia Magra (Século XIV) e a construção de 5 novas atalaias campestres.
Situado numa zona em crescimento, está estabelecido junto a uma das mais importantes artérias de acesso á Cidade de Moura. Trata-se de um local que se integra na expansão de meados do século XVII, que ficou marcada pela construção da cerca de muralhas moderna e que marcou profundamente a expansão urbana de Moura, com a consequente consolidação da malha urbana renascentista.
O recinto envolvente ao edifício dos quartéis, é já nessa altura deixado propositadamente desocupada, por razões militares e de exploração agrícola.
Visitar a Capela dos Quartéis de Moura (e todo o seu conjunto)
A Capela dos Quartéis de Moura está localizada perto da Junta de Freguesia de Santo Agostinho, na cidade e Moura. Poderá localizá-la no mapa aqui.
Recomendo também uma visita ao Jardim Doutor Santiago. É um parque agradável ode pode repousar na sua visita a Moura.
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.