A Fortaleza de Sagres, também conhecida por «vila do Infante», é uma imponente fortificação em Sagres, construída no século XV pelo Infante D. Henrique.
O promontório de Sagres e as vilas adjacentes de São Vicente e Sagres, foram dessa forma doadas em 27 de outubro de 1443, pelo regente Dom Pedro ao seu irmão, o Infante Dom Henrique. A antiga vila de Sagres encontrava-se abandonada e em ruínas em virtude de séculos de pilhagem de piratas que navegavam por esta zona. Foi o Infante Dom Henrique que, posteriormente, reconstruiu a vila e ergueu as suas defesas.
A fortificação da ponta do promontório foi determinada pela sua localização e forma, usufruindo da falésia como defesa natural em três dos seus quatro lados, de acordo com as suas excelentes possibilidades estratégicas.
Foi então que Sagres se tornou o centro de inteligência para a expansão marítima portuguesa, recebendo estudiosos e navegadores de todas as partes do mundo.
O Infante Dom Henrique
Visionário, aventureiro, empreendedor. Tudo isto foi afinal o quinto filho de João I e de Filipa de Lencastre. Com ele começou a grandiosa e surpreendente era dos Descobrimentos. Mas, ao contrário do que se diz, as caravelas do infante não partiram de Sagres à conquista do mundo.
Foi, ali perto, da então vila de Lagos, que partiram as caravelas que nasceram do sonho de um homem místico, de ar austero, com as suas vestes negras e chapéu de abas largas. Recomendo assitir ao episódio da série da RTP2 Visita Guiada com Paula Moura Pinheiro intitulado “O Infante D. Henrique e o mito da Escola de Sagres“, com o historiador João Paulo Oliveira e Costa.
Em 16 de junho de 1920, o Estado Português declarou, com efeito, a fortaleza de Sagres como Monumento Nacional. Em 1996/97 são efetuadas obras de valorização e arranjo exterior, projetadas entretanto pelo arquiteto João Carreira.
Localização da Fortaleza de Sagres
A Fortaleza de Sagres fica na aldeia de Sagres, concelho de Vila do Bispo, Distrito de Faro, Região do Algarve, em Portugal.
O que visitar a seguir
Já que estamos no Algarve, e se todavia ainda não conhece a Praia da Rocha, recomendo uma visita à cidade de Portimão. Praias espetaculares mas, principalmente se gosta de peixe, a comida ainda é melhor.
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.