Forte de Santiago da Barra


O Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo está localizado na margem norte da foz do rio Lima. Foi construído no século XV para proteger a então vila de Viana da Foz do Lima de piratas e saqueadores.

Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo
Forte de Santiago da Barra

Neste artigo:

História do Forte de Santiago da Barra

A vila de Viana da Foz do Lima era, em meados do século XV, um dos grandes portos marítimos portugueses, mantendo rotas comerciais com Galiza, Flandres e França.

Esta localidade conheceu um dos períodos mais dinâmicos da sua história resultando assim num forte crescimento económico e populacional.

No entanto, nesses tempos medievais, a grande circulação de bens e dinheiro atraía os mais perigosos piratas e saqueadores.

Torre da Roqueta

Por esse motivo, em 1502, o rei D. Manuel mandou construir uma pequena fortaleza abaluartada no Campo de Santa Catarina, situado no extremo oeste da vila, passando a ser designado como Torre da Roqueta.

Torre da Roqueta no Castelo de Santiago da Barra
Torre da Roqueta

Esta torre foi também uma experiência em termos de arquitetura militar pois é considerada o protótipo da torre com a mesma tipologia construída em Lisboa (Torre de Belém).

A construção do forte

Posteriormente, já em 1568, foi a Câmara de Viana a decidir construir um forte que permitisse defender melhor a foz do rio Lima da entrada de embarcações hostis.

Pormenor das vigias do forte de Santiago da Barra
Pormenor das vigias

O domínio filipino

Os começos da dominação filipina perturbaram Viana e o seu porto, mas voltariam à intensidade anterior, exportando para Dunquerque, Ruão, Veneza, portos da Suécia, Rússia. Foram dqui que sairam para Inglaterra os primeiros vinhos portugueses, verdes de Monção e dos Arcos. Por isso procederam à ampliação e renovação do forte, em 1589.

Ao chegarem as notícias da Revolução de 1640, as gentes de Viana correram às armas e cercaram o castelo guarnecido por tropas espanholas que resistiu até que o Governador Polanco achou melhor capitular. Era o dia 20 de dezembro.

Em 1700 construíram-se os revelins aumentando assim a capacidade de defesa do forte. Entretanto, o flagelo dos piratas e corsários continuava.

Vista aérea do Forte
Vista aérea do Forte

Em 1799 o castelo beneficiaria ainda de obras.

As lutas liberais

Passados os sofrimentos trazidos pelas invasões francesas, as lutas liberais trariam novos dramas a Viana. A cidade teve que resistir ao ataque das tropas da Junta do Porto, em 1847. Foi assim que ganhaou a estima de D. Maria II conseguindo, dessa forma, o título de Cidade de Viana do Castelo.

O Forte de Santiago da Barra no século XX

No início do século XX foram construídas três casernas para albergar os destacamentos militares em trânsito para a Grande Guerra.

Entre 1961 e 1966 aqui foram preparados destacamentos para a Guerra do Ultramar (1961-1974). Em fins da década de 1960, o Regimento de Artilharia Ligeira n.º 5 foi transferido para Penafiel.

No entanto, em 1977 ainda servia de quartel militar. Foi só em 1978 que se regista a retirada do seu último destacamento militar.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, criado em 1986, utilizou as instalações do Forte Santiago da Barra para instalar a Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Em 3 de dezembro de 1994 foi inaugurada a nova sede da Região de Turismo do Alto Minho que, ainda hoje, funciona neste local.

Descrição do Forte

Para lá da porta das armas, do notável corredor abobadado, a vasta parada é enobrecida pelo grande edifício ao fundo.

À direita fica a antiga Capela dos Mareantes, à esquerda edificações militares, alegradas agora pela presença de crianças (jardim de infância).

Capela dos Mareantes
Capela dos Mareantes

No ângulo seguinte, recuada, encontramos a bela Torre de Roqueta.

No exterior, guaritas e angulosas muralhas servem de fundo ao bulício de pescadores, de estaleiros e de coloridos barcos que vão ao mar.

O Forte de Santiago da Barra na atualidade

Atualmente o forte é a sede do Turismo do Alto Minho e alberga também a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo fundada em 2007, integra a rede de 12 escolas do Turismo de Portugal. Localizada no Forte Santiago da Barra, oferece formação especializada e certificada em cursos de Cozinha, Pastelaria e Restauração e Bebidas

Como visitar

O Forte de Santiago da Barra está localizado na margem direita do rio Lima, junto à foz, no denominado Campo do Castelo, ao lado do Campo da Agonia.

Imagem de satélite do Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo
Clique na imagem para abrir mapa interativo

Horário

Poderá aceder ao interior do forte no seguinte horário: De 2ª a 6ª feira: 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17H30. A entrada é livre.

Bibliografia e referências externas

O que visitar a seguir

Estando em Viana do castelo, certamente não deixará de aproveitar para subir ao Monte de Santa Luzia para disfrutar de uma das mais belas paisagens do mundo (não estou a exagerar). Aqui irá encontrar o bonito templo de Santa Luzia.

Lá em baixo, na cidade, preste homenagem à liberdade e à democracia visitando Monumento ao 25 de Abril.

Suba a Avenida dos Combatentes, vire à esquerda na Rua Manuel Espregueira e vai chegar ao Largo de São Domingos. Aí vai encontrar a bonita igreja de São Domingos, onde descansa em paz o Santo Frei Bartolomeu dos Mártires.

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes