Igreja Matriz de Fafe


A Igreja Matriz de Fafe é a Igreja de Santa Eulália (ou igreja Matriz de Santa Eulália) é o monumento mais antigo desta cidade.

O templo, tal como o conhecemos hoje, foi construído no século XVIII de acordo com o estilo arquitetónico religioso da época, o barroco. No entanto, esta igreja tem origem num pequeno templo já referido em 1220 pelas inquirições de Dom Afonso II como eclesia Sanct Ovaya antiqua.

Igreja Matriz de Fafe

A fachada da igreja é de linhas simples e harmoniosas. No seu interior encontram-se belos altares, um dos quais com retábulo de talha, Rococó. Recebeu no final do século XVIII as duas torres e a fachada Barroca que atualmente a caracterizam.

Em 1999, foram construídas capelas mortuárias ao seu lado de foma a ser possível velar os falecidos da cidade de Fafe.

É, do mesmo modo, a igreja da paróquia de Santa Eulália de Fafe.

História do Monumento

Da ficha do monumento do Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA) podemos extrair a seguinte cronologia sobre a história da igreja matriz de Fafe:

Em 18 Outubro de 1360, o rei D. Pedro I doa a igreja ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa. No entanto, só após a morte do abade Vasco Gonçalves, os frutos da igreja iriam para o mosteiro. Um cónego nomeado pelo prior do mosteiro teria ainda que celebrar duas missas cantadas com ofício cada dia, uma pelo rei e outra por Inês de Castro;

Em 1571 sabe-se que a igreja estaria a sofrer reformas. Documentos referem que “o corpo da igreja paroquial estaria a ser reformado e modernizado pelos fregueses, capitulando-se ao abade fizesse outro tanto na capela-mor que a levantaria o necessário para ficar conforme, reparando-lhe também o forro”. É, do mesmo modo, ordenada a feitura de uma pia batismal nova. Além disso, nesta mesma altura, ampliou-se a capela-mor, alteou-se a nave e o o arco triunfal, e construiu-se a capela de Nossa Senhora do Rosário.

Em 1587 há registos de um pedido de licença para celebração de missa na capela de Nossa Senhora do Rosário.

No ano de 1736, o padre João Sousa Homem refere que a igreja “é de uma só nave, possuindo cinco altares, o mor em que está o Santíssimo tem da parte do Evangelho a imagem de Santa Eulália, da Epistola a de São Pedro. No altar primeiro colateral da parte do Evangelho está a sua imagem de Nossa Senhora do Rosário; no segundo que é das Almas um seu notável painel. No primeiro colateral da Epístola que é de São Sebastião e Santa Bárbara estão as imagens; no segundo que é do nome de Deus está a sua imagem e do Santo Cristo e a de Santa Ana e a de uma Senhora antiga”

Finalmente, em 1779 são concluídas as grandes obras na igreja, que incluem a construção das duas torres sineiras que tanto caraterizam a igreja de Santa Eulália.

Registamos anda que em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o padroado deixa de ser de Santa Marinha da Costa, passando o pároco a ser nomeado pelo arcebispo.

Localização da Igreja Matriz de Fafe

Rua João Crisóstomo | 4820-266 Fafe

A igreja Matriz de Fafe encontra-se localizada na Rua João Crisóstomo, nº 154, no centro desta cidade. As coordenadas são: 41º27´15.77”N / 8º10´02.12”O

Ver localização da igreja no mapa (abre nova janela no google maps)

Horários das Missas

Para visitar a igreja com o objetivo de contemplar o monumento e a arte sacra que o ornamenta, deverá fazê-lo fora do horário das missas.

  • Sábados às 18:00
  • Domingos: 08:00h e às 12:00h
  • Segunda a sexta-feira: não se realizam missas neste templo

Referências

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes