Mosteiro dos Jerónimos


Mosteiro dos Jerónimos é o nome pelo qual ficou conhecido o Real Mosteiro de Santa Maria de Belém.

Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Santa Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro.

Para perpetuar a memória do Infante, pela sua grande devoção a Nossa Senhora e crença em S. Jerónimo, D. Manuel I decidiu fundar em 1496, o Mosteiro de Santa Maria de Belém, perto da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo.

Descrição do Mosteiros dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra fundamental da arquitetura manuelina. O risco inicial é de Boitaca (1502), que lançou os fundamentos da igreja e do claustro, e cuja campanha de obra inclui os arranques do portal principal, atualmente abrindo para um nártex abobadado formado pelo varadim coberto que estabelece ligação com as arcadas do corpo fronteiro (onde está sediado o Museu Nacional de Arqueologia).

Claustros do Mosteiro dos Jerónimos
Claustros

O portal é em arco polilobado, abatido, encimado por representações alusivas ao mistério de Belém. De cada lado da entrada destacam-se, sobre mísulas, as estátuas de vulto de D. Manuel e de D. Maria.

A meio da fachada sul, voltada para o Tejo, rasga-se o belo pórtico de João de Castilho, estruturado ao modo de monumental relicário de ourivesaria, sobrepujado pela estátua da Virgem de Belém e o Arcanjo S. Miguel, e decorado com esculturas dos Apóstolos, Profetas, Doutores da Igreja, Sibilas e anjos.

No registo inferior, ao centro do mainel que divide a porta, uma estátua do Infante D. Henrique. O portal é ladeado por dois janelões de arco redondo.

Visitar o Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos fica situado na Praça do Império, junto ao rio Tejo, na cidade de Lisboa. Fica em frente ao Padrão dos Descobrimentos e relativamente perto da Torre de Belém. (abrir mapa interativo)

Horários

O monumento nacional está aberto, de outubro a abril, das 10h00 às 17h00. No entanto, de maio a setembro, o horário é das 10:00h às 18:30h.

Encerra às segundas-feiras, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.

Bilhetes

Bilhete normal: 10,00 €

Isenções:

  • Entrada gratuita aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em território nacional
  • Crianças e jovens até aos 12 anos inclusivé

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes