Museu Grão Vasco


O Museu Grão Vasco está localizado no centro histórico de Viseu, no Paço dos Três Escalões, instalado num imponente edifício de granito de 1593.

Museu Grão Vasco

No decorrer do séc. XVIII foi construído o 2º piso. No séc. XIX passou de propriedade eclesiástica para o domínio público, vindo a acolher, entre outros serviços, o museu e as suas valiosas coleções.

O Museu Grão Vasco foi fundado a 16 de março de 1916, com o objetivo de preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em especial as importantes pinturas da autoria de Vasco Fernandes – o Grão Vasco.

Entre 2001 e 2004, o projeto do Arquiteto Eduardo Souto Moura renovou-o e adaptou-o às exigências de um novo programa museológico.

O Museu Grão Vasco expõe, como coleção principal, um conjunto notável de pinturas de retábulo, da primeira metade do séc. XVI, da autoria de Vasco Fernandes – o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos. A estas obras executadas maioritariamente para a Catedral de Viseu, juntam-se outras provenientes de igrejas da região, assim como depósitos de outros museus.

O Museu expõe também coleções de pintura, escultura, ourivesaria, faiança portuguesa, porcelana oriental, mobiliário e marfins, do Românico ao Barroco, assim como objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas.

A coleção de pintura portuguesa, dos séculos XIX e XX, assume um relevo especial, por integrar obras e artistas muito significativos no contexto da produção deste período.

Camões e as Tágides, 1894, Columbano Bordalo Pinheiro
“Camões e as Tágides”, pintura de 1894, Columbano Bordalo Pinheiro

O Museu possui ainda importantes coleções de arte russa, arqueologia, mineralogia, numismática e desenho.

Resumo dos recursos do museu

  • Piso 1: Liturgia e Devoção na Idade Média; Diáspora; Escultura Barroca; Artes Decorativas; Pintura Estrangeira; Pintura Maneirista; Pintura séc. XVIII / XIX; Naturalismo; e Columbano.
  • Piso 2: Retábulo; São Pedro; Calvário; Gaspar Vaz; e Contemporâneos.
  • Centro de Documentação/Biblioteca: O museu dispõe de biblioteca e arquivo histórico, com diversos fundos provenientes do Cabido da Sé;
  • Loja;
  • Cafetaria;
  • Cedência e aluguer de espaços;
  • Auditório;
  • Serviços Educativos.

Horário e bilhetes

3ª feira a domingo: 10h00-13h00 e das 14h00-18h00 (última entrada 30 minutos antes do fecho)

Encerrado: Segunda-feira e 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 21 de setembro (feriado municipal), 25 de dezembro.

Entrada Gratuita domingos e feriados, até às 13h00, a todos os residentes em território nacional.

Um bilhete normal custa 4,00 €.

Entrada gratuita aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em território nacional.

Crianças e jovens até aos 12 anos inclusive não pagam bilhete desde que acompanhados por um adulto.

Consulte o site do museu para obter mais detalhes.

Veja também o Museu Grão Vasco no Google Arts & Culture

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes