O Museu Grão Vasco está localizado no centro histórico de Viseu, no Paço dos Três Escalões, instalado num imponente edifício de granito de 1593.
No decorrer do séc. XVIII foi construído o 2º piso. No séc. XIX passou de propriedade eclesiástica para o domínio público, vindo a acolher, entre outros serviços, o museu e as suas valiosas coleções.
O Museu Grão Vasco foi fundado a 16 de março de 1916, com o objetivo de preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em especial as importantes pinturas da autoria de Vasco Fernandes – o Grão Vasco.
Entre 2001 e 2004, o projeto do Arquiteto Eduardo Souto Moura renovou-o e adaptou-o às exigências de um novo programa museológico.
O Museu Grão Vasco expõe, como coleção principal, um conjunto notável de pinturas de retábulo, da primeira metade do séc. XVI, da autoria de Vasco Fernandes – o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos. A estas obras executadas maioritariamente para a Catedral de Viseu, juntam-se outras provenientes de igrejas da região, assim como depósitos de outros museus.
O Museu expõe também coleções de pintura, escultura, ourivesaria, faiança portuguesa, porcelana oriental, mobiliário e marfins, do Românico ao Barroco, assim como objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas.
A coleção de pintura portuguesa, dos séculos XIX e XX, assume um relevo especial, por integrar obras e artistas muito significativos no contexto da produção deste período.
O Museu possui ainda importantes coleções de arte russa, arqueologia, mineralogia, numismática e desenho.
Resumo dos recursos do museu
- Piso 1: Liturgia e Devoção na Idade Média; Diáspora; Escultura Barroca; Artes Decorativas; Pintura Estrangeira; Pintura Maneirista; Pintura séc. XVIII / XIX; Naturalismo; e Columbano.
- Piso 2: Retábulo; São Pedro; Calvário; Gaspar Vaz; e Contemporâneos.
- Centro de Documentação/Biblioteca: O museu dispõe de biblioteca e arquivo histórico, com diversos fundos provenientes do Cabido da Sé;
- Loja;
- Cafetaria;
- Cedência e aluguer de espaços;
- Auditório;
- Serviços Educativos.
Horário e bilhetes
3ª feira a domingo: 10h00-13h00 e das 14h00-18h00 (última entrada 30 minutos antes do fecho)
Encerrado: Segunda-feira e 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 21 de setembro (feriado municipal), 25 de dezembro.
Entrada Gratuita domingos e feriados, até às 13h00, a todos os residentes em território nacional.
Um bilhete normal custa 4,00 €.
Entrada gratuita aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em território nacional.
Crianças e jovens até aos 12 anos inclusive não pagam bilhete desde que acompanhados por um adulto.
Consulte o site do museu para obter mais detalhes.
Veja também o Museu Grão Vasco no Google Arts & Culture
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.