Paço Episcopal do Porto


O Paço Episcopal da cidade do Porto é a residência oficial do Bispo e situa-se no Terreiro da Sé.

Paço Episcopal do Porto

O “Palácio do Bispo” foi construído no século XIII, dentro do perímetro da antiga muralha fernandina. No entanto, sofreu diversas remodelações, uma das quais, em 1737, por Nicolau Nasoni.

Nasoni é o arquiteto responsável pela Torre e igreja dos Clérigos, também na cidade do Porto.

É no Paço Episcopal que funcionam os serviços da Diocese do Porto e onde reside o seu Bispo. A beleza do espaço fez com que esta diocese permitisse visitas guiadas para que os cidadãos e turistas a possam também apreciar.

Escadaria monumental
Escadaria monumental

Uma visita guiada ao palácio começa, certamente, na escadaria monumental em granito. Segue então pelas salas dos Espelhos, do Brasão e da Capela. Por fim, chegamos à Sala das Audiências.

Para mais informações sobre como marcar uma visita clique aqui.

Sala do Trono

Nesta sala podemos observar, sobretudo, toda a beleza do terreiro da Sé. Continuamos para a Sala do Trono, majestosa e decorada principalmente em tons de vermelho. Seguimos então para a sala de exposições temporárias, criadas do espólio da Diocese do Porto.

Por fim, a última paragem é no miradouro. Uma deslumbrante panorâmica sobre o rio Douro é certamente o coroar desta visita. Podemos, da mesma forma, observar a Muralha Fernandina, a ribeira de Gaia e a Ponte Dom Luís.

Vista do Paço Episcopal do Porto a partir de Vila Nova de Gaia

Descrição técnica do Paço Episcopal do Porto

O Paço Episcopal do Porto é um edifício de planta rectangular, desenvolvendo-se à volta de um pátio central. Contém coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas e em zimbório sobre parte de uma das alas.

Os Alçados são adaptados ao desnível do terreno, com pilastras nos cunhais e cornija decorada. A Fachada principal está virada a norte, com três pisos, sendo o inferior em mezanino.

Embasamento em cantaria encimado por pequenos vãos com molduramento de cinco faces. Estes ligam-se alternadamente às janelas do primeiro piso. Estes, através de bandeira superior em cantaria, ligam-se às janelas de sacada do segundo piso. Estas janelas são coroadas por cornijas curvas, alternadamente diferentes, de tímpano decorado.

Armas e Brasão

Ao centro, estrutura de cantaria enquadrando portal de arco pleno e janela de sacada, sobrepujada por brasão com as armas dos condes de Vale dos Reis, que interrompe a linha do telhado.

As fachadas viradas a Este e a Norte apresentam-se mais simples. As janelas voltadas a Sul permitem uma extensa vista sobre o rio Douro e Vila Nova de Gaia.

Interior do Paço Episcopal

No interior do edifício, deparamo-nos com um amplo vestíbulo ao fundo, do qual sobressai a grandiosa escadaria que, após o primeiro lanço, se abre num amplo patamar. Divide então em dois lanços paralelos, conduzindo a um grande portal de frontão interrompido pelas armas do Bispo fundador.

Verificamos que o corrimão, paredes e abóbada são revestidos a estuques polícromos, com molduras e medalhões concheados. Contém principalmente figuras emblemáticas, troféus de instrumentos musicais, fitas, laços, grinaldas e festões.

Ao centro da abóbada encontra-se uma clarabóia que, dessa forma, permite uma grande luminosidade neste espaço.

Localização

O Paço Epsicopal do Porto está localizado no Terreiro da Sé, no centro da cidade do Porto. Fica um pouco a Sul da Sé do Porto, e a cerca de 500 metros a Este do Palácio da Bolsa. Poderá entretanto verificar a localização no Google Maps.

Referências e bibliografia

Para este artigo utilizamos informações extraídas dos seguintes sites ou livros:

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes