Ponte Romana de Ponte de Lima


A Ponte Romana de Ponte de Lima é a construção que dá o nome a esta bonita terra do Alto Minho.

Ponte Romana de Ponte de Lima
Ponte Romana sobre o rio Lima

Da Ponte Romana do século I, período do Imperador Augusto, ficaram apenas sete arcos de volta perfeita, que contrastam com os 17 arcos quebrados góticos construídos certamente no século XIV.

A Ponte Romana

A ponte, com 227 metros de comprimento, foi inicialmente construída pelos Romanos quando abriram a grande via militar de Astorga para Bracara Augusta. Dessa construção restam, assim, apenas sete arcos. O restante troço medieval foi, dessa forma, construído no século XIV. Era fortificado, flanqueado por 2 torres e enquadrava no sistema defensivo da vila.

Vista da ponte romana de Ponte de Lima desde o Largo de Camões
Vista da ponte desde o Largo de Camões

O Troço medieval

O troço medieval da ponte representava assim um novo protótipo de ponte. Esta construção imitava outras pontes espanholas existentes sobretudo no caminho para Santiago.

A Ponte Romana vista da margem norte.
A Ponte Romana vista da margem norte

Parapeito com alvéolos marcados e, sensivelmente a meio, na guarda a montante, cruzeiro de coluna facetada, cruz latina de braços em flor-de-lis e escudo no capitel.

Pavimento lajeado e com ralos de escoamento para as gárgulas, de canhão, que se dispõem irregularmente. A Norte subsiste base de uma das torres que dessa forma a fortificava. De planta quadrangular, exibe a sua base avançando para jusante.

Tem erguida “alminha”, de planta retangular, de frontispício revestido a azulejos, ladeado por aletas e, finalmente, encimado por frontão curvo com cobertura de telha coroada por pináculos e cruz.

Vista do Largo de Camões (centro de Ponte de Lima) desde o meio da ponte
Vista do Largo de Camões desde o meio da ponte

Localização

Deixe-me indicar, desde já, as coordenadas deste marcante monumento do Alto Minho:

  • Latitude: 41.76 e Longitude: -8.58

Atravessa, assim, o Rio Lima ligando a freguesia de Refóios ao Largo de Camões, mesmo no centro da Vila de Ponte de Lima.

Consulte o mapa aqui (Google Maps).

E, uma vez que atravessou o rio Lima para a outra margem, certamente não vai perder a oportunidade de visitar o Parque Temático do Arnado.

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes