Em Marvila ergue-se o Santuário do Santíssimo Milagre, onde já foi a Igreja de Santo Estevão.
Construída em 1241 a antiga Igreja de Santo Estêvão passou a designar-se Igreja do Santíssimo Milagre devido à lenda do Milagre de Santarém (ou Milagre da Hóstia), ocorrido em 1247 na paróquia de Santo Estêvão de Santarém, uma das mais importantes e abastadas da localidade.
Milagre da Hóstia
Existem relatos sobre uma mulher que descobriu que o marido a traía. Resolveu então pedir ajuda a uma feiticeira que prontamente se disponibilizou para ajudá-la. No entanto, tinha um pedido. Queria uma hóstia consagrada segundo os rituais católicos.
A mulher acedeu ao pedido da bruxa e acabou por trazer uma hóstia da igreja de Santo Estevão embrulhada num véu. Mas, antes de a oferecer à bruxa, percebeu que escorria sangue de dentro do véu que embrulhava a hóstia.
Correu para casa e guardou a hóstia numa arca. O casal acordou durante a noite surpreendido com misteriosos raios de luz que irradiavam da arca. Foi então que a mulher contou toda a história ao marido e passaram o resto da noite a rezar.
A notícia espalhou-se e centenas de pessoas acorreram ao local. A hóstia foi transportada para a Igreja de Santo Estevão onde foi coi conservada dentro de uma custódia feita de cera.
Passado algum tempo, a cera desfez-se em pedaços ficando visível a hóstia dentro de uma âmbula de cristal. Em 1782, a hóstia foi inserida numa custódia de prata, onde ainda hoje se mantém.
Veja aqui a história do milagre em vídeo:
Culto do Santuário do Santíssimo Milagre
As tradicionais festas do Santíssimo Milagre decorrem no Domingo da Pascoela. Começam com a veneração da Sagrada Relíquia, seguida de uma missa solene, presidida pelo Bispo de Santarém.
Durante a tarde, as ruas da cidade enchem-se de devotos que assistem, em sinal de respeito, à tradicional procissão com a Relíquia do Santíssimo Milagre.
As ruas são ornamentadas com flores e verdes e a população embeleza as suas varandas com colchas de seda.
Festividades
Em 16 de fevereiro celebra-se, com missa, a veneração da Sagrada Relíquia.
Em 5 de abril comemora-se o aniversário de elevação da igreja a santuário.
No domingo da Pascoela é o dia da grande festa do Santíssimo Milagre, com vigília na véspera.
A procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da Sagrada partícula à antiga Igreja de São Estêvão (atualmente Santuário do Santíssimo Milagre), o reconhecimento do milagre pelo Clero e o encerramento da Hóstia numa bola feita de velas derretidas.
No dia 26 de dezembro celebra-se a festa de Santo Estevão.
Visitar o Santuário do Santíssimo Milagre
O Santuário do Santíssimo Milagre está aberto ao público em geral. Pode consultar o mapa da sua localização aqui (abre o Google Maps em nova janela).
E-mail: ssmilagre@gmail.com
Telefone: 243 329 930
Morada: Santuário do Santíssimo Milagre, Escadinhas do Milagre, n.º6, Santarém. 2000-069 Santarém Portugal
Referências
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.