Site icon Cidades Portuguesas

Templo Romano de Évora

O Templo Romano de Évora está localizado bem no centro histórico da cidade de Évora, rodeado por outros edifícios emblemáticos como o Tribuna da Inquisição, a Sé de Évora, a Igreja e Convento dos Lóios e pela Biblioteca e Museu.

O Templo foi construído no século I, em homenagem ao Imperador Augusto, na praça Liberalitas Julia, atual Largo do Conde da Vila.

Templo de Diana, ou talvez não

É, da mesma forma, popularmente conhecido como Templo de Diana.

No entanto, a associação à Deusa Romana da Caça não tem qualquer suporte documental histórico.

Descrição do Templo Romano de Évora

É um templo romano, de planta retangular, coríntio, hexastilo, cuja construção teve início, em princípio, entre os séculos I e II. Está integrado num plano de regular desenvolvimento urbanístico da urbe no âmbito de um processo de afirmação do poder imperial.

Elemento central do fórum, que por esta altura terá sido, da mesma forma, remodelado ou mesmo totalmente reconstruído.

Desde o século XIV, integrado no castelo medieval, o Templo Romano de Évora viu a sua colunata fechada por paredes de alvenaria de pedra e o entablamento coroado de merlões com remate piramidal, conferindo-lhe desse modo uma feição militar.

Em meados do século XIX os muros que embebiam as colunas foram então demolidos e o templo desafrontado de todas as construções que a ele se tinham vindo a anexar.

Desde então, permaneceu isolado e destacado no centro da praça.

Para saber mais sobre este monumento consulte a página do Templo Romano de Évora da Direção-Geral do Património Cultural.

O Templo Romano na Idade Média

Na Idade Média, as ruínas do templo foram incorporadas a uma torre do Castelo de Évora. A sua base, colunas e arquitraves continuaram incrustadas nas paredes do prédio medieval, e o templo (transformado em torre) foi usado como um açougue do século XIV até 1836.

Esta utilização da estrutura do templo, apesar de nos parecer terrível, ajudou a preservar seus restos de uma maior destruição. Finalmente, depois de 1871, as adições medievais foram removidas, e o trabalho de restauração iniciado.

Localização

O Templo Romano de Évora encontra-se localizado no Largo do Conde da Vila, no centro histórico da cidade de Évora. Está, desta forma, integrado num conjunto monumental do qual fazem parte também a Sé de Évora, o Tribunal da Inquisição, a Igreja e Convento dos Lóios, a Biblioteca Pública de Évora e o Museu.

Clique para abrir o mapa

As suas coordenadas são: Latitude 38.57º, Longitude -7.90º.

O que visitar a seguir

Se pretende continuar no Alentejo irá apreciar certamente o nosso guia da cidade de Portalegre ou o nosso artigo sobre o bonito Castelo do Marvão.

No entanto, se quer mudar de ares radicalmente, dê um salto até Ponte de Lima, percorrendo a sua Ponte Romana.

Exit mobile version