O Castelo de Monsaraz nasce com D. Afonso III. Após a reconquista cristã, o rei Bolonhês concede o primeiro foral à vila de Monsaraz. É então que ordena a construção de uma fortaleza neste local para, dessa forma, defender e dinamizar este povoamento.
Nos anos seguintes foi edificado o núcleo primitivo do castelo. Este incluía a torre de menagem, a matriz e o tribunal gótico, cujo interior alberga o fresco de O Bom e o Mau Juiz.
Ao longo do século XVI, e com a reforma manuelina do foral, a povoação foi crescendo, instituindo-se localmente uma Irmandade da Misericórdia.
As guerras da Restauração
Entretanto, durante as Guerras da Restauração, devido à proximidade de Monsaraz com o rio Guadiana e a fronteira espanhola, a Coroa mandou edificar uma nova fortaleza em redor da vila. O projecto da nova praça de armas foi desenhado pelos engenheiros franceses Nicolau de Langres e Jean Gillot, e a edificação foi avançando significativamente, embora a empreitada sofresse de pontuais faltas de verbas.
No entanto, a partir do século XIX, com a transferência da sede do concelho para Reguengos de Monsaraz, a fortificação ficou votada ao abandono. Foi por esse motivo que alguns dos seus elementos ruiram.
Os habitantes de Monsaraz começaram então a erguer a “sua” praça de touros, aproveitando os materiais dessas antigas construções. Tiravam as pedras de que precisavam de alguns troços da muralha que também se encontrava em ruína.
Desde então, é tradição realizar-se nessa praça a habitual corrida de touros das Festas em honra do Senhor Jesus dos Passos.
Localização do Castelo de Monsaraz
O Castelo de Monsaraz está localizado na freguesia de Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz (ver o nosso guia da cidade), distrito de Évora, região do Alto Alentejo, em Portugal.
As coordenadas são castelo são:
- Latitude 38,44º
- Longitude -7,38º
O acesso ao castelo é livre.
Referências e bibliografia
A fonte deste artigo é, sobretudo, a página das Fortificações e todo o conjunto intramuros da vila de Monsaraz do site do ministério da cultura Património Cultura. Consultamos, da mesma forma, a ficha do monumento do SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitetónico e o site da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.