Forte de São João Batista em Esposende


Um dos locais de visita obrigatória na cidade de Esposende é o Forte São João Batista. Uma fortificação mandada construir por Dom Pedro II, cujo objetivo seria proteger o rio Cávado de avanços inimigos. Nesta época, já muito após a guerra da restauração, a preocupação centrava-se mais em piratas e corsários do que propriamente nos castelhanos.

Forte São João Batista em Esposende

Ver o Forte de Esposende (São João) no mapa.

História do Forte de São João Batista

O Forte de São João Batista, conhecido na zona por Forte de Esposende, foi construído por ordem do rei Dom Pedro II, ao mesmo tempo que outros fortes semelhantes entre as localidades de Vila Praia de Âncora e Esposende.

A construção do forte teve início em 1699 tendo sido terminada pouco tempo depois, em 1702. Foi então nomeado governador António Cunha Sotto Mayor. A autoria do projeto deve-se ao engenheiro Manuel Pinto Vila Lobos, tendo a construção sido dirigida pelo mestre Pedro da Rocha Vale, de Vila Nova de Cerveira.

Para além do Forte de São João Batista, na foz do rio Cávado, foram construídos os fortes da Lagarteira e do Cão, perto da foz do rio Minho, bem como os fortins da Areosa e de Montedor, mais junto à foz do rio Lima. Existe, no entanto, um outro forte, de maior dimensão, mesmo na foz do rio Lima, cuja construção é mais antiga, o Forte de Santiago da Barra.

Alterações à estrutura original

Em 1866 foi necessário modificar a estrutura do forte. Parte da estrutura original teve que ser destruída para dar lugar a um farolim e respetiva habitação do faroleiro.

Em 1922 era erguida uma torre de ferro de quinze metros de altura, com uma lanterna que iluminava um perímetro de 270 graus e sete metros de altura de foco. Foi concluída em Abril de 1925.

Classificação do Forte de Esposende

O Forte de Esposende está classificado como imóvel de interesse público desde 1982.

O seu farol continua a ajudar os pescadores da região a encontrarem o caminho par casa.

Referências

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes