O Monumento ao 25 de Abril, ou Estátua do 25 de Abril ou Estátua da Liberdade, é a homenagem do povo de Viana do Castelo a todos os que lutaram pela liberdade.

Estátua materializada pelo escultor José Rodrigues e inaugurada no dia 25 de Abril de 1999. Está situada junto ao Rio Lima, na também recente Praça da Liberdade.
Caraterísticas do monumento
A obra de arte foi encomendada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo ao mestre José Rodrigues. Mede 16 metros de altura e 7,5 metros de largura.
Inicialmente tinha uma corrente desde o topo até à base mas, por motivos de segurança, foi removida ficando apenas algumas argolas. A corrente simboliza a falta de liberdade que existia antes da revolução dos cravos, quebrada no dia 25 de Abril de 1974, abrindo assim as portas da liberdade para todos os portugueses.

Existem ainda 40 jatos de água que representam as 40 freguesias do concelho de Viana do Castelo (antes da última reforma das freguesias).
Na base do monumento existe a seguinte inscrição:
«Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo aos Cidadãos que sofreram e morreram vítimas da injustiça e da opressão e louvor à nobre geração de Abril que, há 25 anos quebrou as correntes e abriu as portas da Liberdade».

Localização do monumento
O monumento ao 25 de abril de Viana do Castelo está implantado na Praça da Liberdade, ao fundo da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. Ver no mapa. Poderá, dessa forma, visitá-lo livremente e a qualquer hora pois está localizado em local público.
Se está em Viana do Castelo, em princípio poderá aproveitar para visitar o edifício dos Antigos Paços do Concelho.
Visitar Viana do Castelo
Para ficar alojado em Viana do Castelo com o máximo conforto recomendo o Hotel Axis Viana. Não fica mesmo no centro da cidade (cerca de 1,5 Km) mas, no entanto, tem uma vista fabulosa sobre o rio Lima. E vai certamente usufruir de todas as comodidades que um hotel desta qualidade (5*) tem para oferecer. Poderá verificar a disponibilidade e os preços aqui.

No entanto, se preferir uma opção mais económica, a Pensão Laranjeira fica-lhe por cerca de metade do preço. Anda mais, está localizada no centro da cidade.
Artigos Recentes
Mosteiro de Odivelas: onde o Gótico encontra a Lenda e a História
Fundado por D. Dinis no final do século XIII, o Mosteiro de Odivelas é um testemunho vivo da arquitectura gótica cisterciense em Portugal. Entre lendas medievais, túmulos régios e espaços...
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.