Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo


Os Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo foram edificados com o intuito de albergar os serviços municipais da cidade.

Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo atualmente
Antigos Paços do Concelho na atualidde

A expansão do perímetro urbano da vila de Viana da Foz do Lima, a partir de meados do século XV despoletou a necessidade de criar um novo centro para a vida política e comercial da vila. Um ponto central mais adequado ao ambiente de prosperidade que então se vivia. Progressivamente, o centro da urbe transferiu-se para o Campo do Forno, situado a oeste da matriz.

Foi D. Manuel, na primeira década do século XVI, que ordenou, dessa forma, que se construísse um edifício que servisse de Paços Municipais na atual Praça da República.

É, em síntese, um edifício sobradado, tendo no andar nobre a “Câmara” onde reunia a vereação. Já no piso térreo tinha uma arcada para abrigo das pessoas e de escribas. Era aqui que redigiam para os iletrados, requerimentos e outros documentos endereçados à Câmara.

Fotografia dos Paços do Concelho na época em que funcionavam aqui os serviços camarários
Paços do Concelho enquanto edifício da Câmara Municipal

A fachada posterior foi construída em 1955 / 1956, já que a ela se adossava a antiga cadeia, intercomunicantes, conforme se percebe pelo portal que se conservou no primeiro piso e o que existia no segundo, mas se demoliu.

Portal Mexia Galvão

O chamado Portal Mexia Galvão inspira-se no motivo serliano, destacando-se pela elegância e sobriedade, e correspondia a um pano de muro que interligava corpos de diferente cércia.

Na fachada lateral esquerda, uma das janelas do corpo da cadeia era igual às da casa da Câmara. Este facto é assim revelador de uma reforma conjunta nos edifícios.

Fachada traseira do edifício. Acesso ao piso superior.
Vista da fachada traseira

Atualmente, em ambos os pisos, podem ser visitadas exposições intermitentes organizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Outras nomenclaturas

O nome Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, é, sem dúvida a nomenclatura mais utilizada. No entanto, é também comum denominar-se este edifício emblemático de Viana do Castelo de Paços municipais de Viana do Castelo. É ainda, igualmente conhecido por Antigo Edifício da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Localização dos Paços do Concelho

O antigo edifício dos Paços do Concelho está localizado na Praça da República. Fica bem no coração da cidade.

Decerto irá gostar do nosso artigo sobre a Ponte Romana de Ponte de Lima. É mesmo aqui ao lado.

Ver no Google Maps

Vista de satélite da Praça da República
Vista de satélite da Praça da República (clique para aceder ao mapa)

Já que está em Viana do Castelo consulte os nossos guias de cidades nas vizinhanças, como por exemplo, Esposende (a cerca de 30 Km) ou Barcelos (a cerca de 45 Km).

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes