Os Paço do Concelho de Barcelos, ou Paços do Município, é um edifício que evoluiu a partir de um conjunto arquitetónico pertencente na altura à Santa Casa da Misericórdia. Integrava o hospital medieval, a igreja do século XVII e a primitiva Casa da Câmara do século XV de onde se destacam os arcos góticos.
O edifício está localizado em pleno centro histórico de Barcelos, inserido em quarteirão, com a fachada principal voltada para um amplo largo, decorado com a estátua de Dom António Barroso (Bispo do Porto).
É aqui que podemos, da mesma forma, encontrar outros monumentos e pontos de interesse turístico como por exemplo, a Igreja Matriz de Barcelos, as ruínas do Paço dos Duques de Bragança, a Casa de Felgueiras Gayo, entre outras. Ver localização no mapa (abre Google Maps em nova janela).
Descrição do edifício
O edifício dos Paços do Concelho de Barcelos é composto por diversos corpos retangulares, formando duas alas, com a antiga igreja ladeada por torres, ao centro.
A ala oeste é constituída pelo corpo gótico dos primitivos Paços do Concelho, do qual restam as arcadas quebradas, e os corpos do antigo hospital, aumentado sucessivamente deste o século 15 até ao 18. Possui atualmente feições barrocas, com claustro de arcaria plena no primeiro piso, e colunata no segundo.
A antiga igreja da Misericórdia, ao centro do conjunto, apresenta planta longitudinal, com nave única e capela-mor, restando apenas do original maneirista, as paredes laterais.
A ala Este, construída já no início do século 20, procurou dar simetria ao conjunto. A fachada principal foi totalmente remodelada no séc. 19 e 20, muito ao gosto neobarroco, unindo os diferentes corpos, e procurando criar uma simetria decorativa.
Foi amplamente rasgada por vãos iguais, colocando remates ameados com gárgulas de canhão.
As torres
Nas torres seguiu-se o mesmo jogo decorativo, acrescentando pedras de armas ricamente decoradas por elementos fitomórficos. Ao centro, no lugar da antiga fachada principal da igreja foi construída uma nova fachada procurando a simetria com a ligação às arcadas dos antigos Paços do Concelho através da abertura de dupla arcada quebrada. A solução das arcadas no primeiro piso dos antigos Paços do Concelho é similar à usada nos antigos Paços Municipais de Guimarães e de Viana do Castelo.
O interior dos Paços do Concelho de Barcelos
No interior, apesar da profunda remodelação no final do século 20, vemos conservada ainda as escadarias neobarrocas. Com as obras de remodelação foram postos a descoberto, na igreja, os vestígios de decoração flamenguista dos arcos, assim como pinturas rococós de concheados e azulejos seiscentistas de padrão e joaninos figurativos com barras de volutas.
Apesar da intenção da criação de simetria ao nível de fachadas e atenuação na diferença de corpos, de utilizações diferentes e de épocas distintas, ainda se consegue perceber os corpos, com os respetivos espaços primitivos.
Quando foi construído o auditório, anexando uma área exterior, conservaram-se as janelas de sacada das fachadas que seriam voltadas a esse espaço.
Referências
Artigos Recentes
Descobrindo Águeda: Encanto e História em Terras Portuguesas
Descubra a cidade de Águeda através deste nosso guia que inclui a história, os locais a visitar e muita informação útil para o visitante.
Visite a cidade de Ovar, uma encantadora localidade do litoral português. Conheça a sua história, culinária e pontos turísticos incríveis.