O Palácio da Bolsa começou a ser construído em 6 de Outubro de 1842. É, certamente, um dos mais belos edifícios da cidade do Porto. O objetivo da sua construção foi criar um espaço para que os mercadores do Porto pudessem, dessa forma, discutir os seus negócios.
O Palácio da Bolsa do Porto foi primeiramente conhecido por Palácio da Associação Comercial do Porto.
História do Palácio da Bolsa
Como resultado de um grande incêndio no Convento de São Francisco, ocorrido em 1832, durante o Cerco do Porto, Dona Maria II oferece aos comerciantes da cidade esse local, completamente em ruínas. Desse modo, os homens de negócios do Porto poderiam construir um espaço para debater os seus assuntos.
A partir de 1842 e durante os 70 anos seguintes era assim construída a Bolsa do Comércio e o tribunal de primeira instância.
Sede da Associação Comercial do Porto
Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora, por exemplo, para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade.
O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e teto da sala. É neste salão que tem, desse modo, lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Localização / Programe a sua visita
Poderá encontrar o Palácio da Bolsa na Rua Ferreira Borges, junto à Praça do Infante Dom Henrique (abrir mapa).
Horário de visitas
Novembro a Março: 9:00 – 13:00 / 14:00 – 17:30
Abril a Outubro: 9:00 – 18:30
A visita, obrigatoriamente guiada, tem uma duração de 30 minutos sendo o idioma marcado consoante ordem de chegada. Os idiomas disponíveis são: Português, Espanhol, Francês e Inglês.
Preçário
- Individual: 10,00 €
- Estudante/ Escolas/ Sénior: 6,5 €
- Menores de 12 anos, acompanhados de adultos, usufruem de entrada gratuita (Excepto grupos de crianças)
Tel: 223 399 013 | Fax: 223 399 090 | Email: turismo@cciporto.pt
Para mais informações consulte o site da Associação Comercial do Porto.
Onde ir a seguir
Viaje um pouco para norte e irá encontrar outros monumentos que certamente irá adorar. Leia o nosso artigo sobre os Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo.
Artigos Recentes
Esposende é uma cidade voltada para o Atlântico onde as praias agitam bandeiras azuis e se prolongam por uma natureza sem fim. Terra tranquila, mas dinâmica, que sabe receber como ninguém.
Montemor-o-Novo foi, no século XV, uma das mais importantes povoações do sul de Portugal escolhida para cortes e residência régia. Esteve nos bastidores da discussão política que deu origem à...