Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é uma pequena cidade do arquipélago dos Açores, conjunto de nove ilhas de origem vulcânica situado no Atlântico Norte. Conta cerca de 13000 habitantes e foi declarada recentemente Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, na sequência de um esforço de recuperação urbanística e arquitetónica iniciado logo após o violento sismo de 1 de janeiro de 1980, que destruiu grande parte das construções existentes.

Cidade de Angra do Heroísmo - vista aérea

Situada na costa sul da ilha Terceira, foi descoberta pelos portugueses na primeira metade do século XV. O abrigo protetor da sua “angra” fez com que esta estratégica localidade fosse naturalmente escolhida como escala naval no regresso da Índias.

Além disso, Angra desempenhou um papel notável nas fases históricas da ocupação filipina e da restauração da independência, bem como no período das lutas entre absolutistas e liberais, quando recebeu o título de heroísmo.

História de Angra do Heroísmo

Não há clara certeza sobre a data da descoberta do arquipélago dos Açores. Pensa-se que ocorreu durante o primeiro quartel do século XIV, por Diogo Silves ou Gonçalo Velho, ou outro navegador ao soldo do Infante D. Henrique. O primeiro documento oficial referente ao seu povoamento, ainda sobre apenas sete das ilhas, é a carta régia de julho de 1439, que refere a intervenção do Infante D. Henrique no lançamento de gados.

O processo do seu povoamento inicia-se em 21 de março de 1450 quando D. Henrique doa a ilha a Jácome de Bruges, com o objetivo deste a povoar.

Povoamento da Terceira

Numa primeira fase o povoamento ter-se-ia feito junto às praias, em ensadas abrigadas, junto a ribeiras com água potável.

Povoamento de Angra

Uma segunda fase ter-se-á processado através de um alastrar no sentido litoral do povoamento, dependendo a sua continuidade das condições morfológicas do terreno. Todo este processo se desenvolve rapidamente durante o primeiro século de povoamento. Quando estão já organizados bons portos, e garantida a subsistência da população com abundância de trigo, é agora a segurança o principal fator que determina a localização de novos povoados. Segurança no que diz respeito a pilhagens e pirataria, mas também segurança em relação a eventuais sismos e outros fenómenos naturais. A costa propriamente dita é abandonada e dá-se a ocupação de território mais interior para a exploração da terra.

Os grandes núcleos urbanos continuam à beira mar pois dependem do comércio marítimo. No entanto, organizam a sua defesa com uma imensa rede de fortificações. Os vastos espaços interiores são debravados com queimadas sistemáticas permitindo assim a introdução de culturas agrícolas.

Finalmente, uma terceira fase terá correspondido ao avanço da ocupação construída para o interior das ilhas. Os dois fatores determinantes para este avanço foram: a fertilidade dos solos e a sua relativa regularidade orográfica.

Município de Angra

Em 1474, a necessidade de uma estrutura local organizada, João Vaz Corte Real, criou o senado Angrense e, posteriormente, em 1478, Angra foi elevada à categoria de vila.

Edifício da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

A câmara era composta por três vereadores, um procurador do concelho, quatro mestres, um tesoureiro e um escrivão. Pertenciam igualmente à câmara dois juízes, o que servia de presidente e o substituto no seu impedimento. A eleição era trienal e realizada por pelouros, conforme as Ordenações do Reino, presidida pelo Ouvidor Geral e, mais tarde, pelo Corregedor.

Dessa forma, a vila libertou-se do esquema medieval e começou a evoluir para a zona mais plana à beira-mar.

Carreira das Índias

Foi no regresso da viagem à Índia, em 1499, que Vasco da Gama se resguardou aqui, na então vila de Angra. Foi nesse momento que seu irmão, Paulo da Gama, faleceu e aqui foi sepultado, no Convento de São Francisco.

Este episódio sinalizou Angra como porto de apoio à navegação do Atlântico, o que muito contribuiu para a sua individualização no panorama histórico. Por isso, em 1527, o rei institui uma Provedoria das Armadas, nomeando como provedor Pêro Anes do Canto.

Retorno das Índias - Angra

Dessa forma, esta estrutura perduraria até ao século XVIII na família Canto e Castro, uma das mais importantes da região.

Elevação a cidade

É no ano de 1534 que Angra é elevada à categoria de cidade. Assim, Dom João III, por carta régia passada em Évora datada de 21 de agosto, atendendo aos muitos serviços prestados pelos seus moradores, eleva Angra a cidade.

Nesse mesmo ano é, igualmente, criado o bispado dos Açores sediado em Angra, por bula de Paulo II de 3 de novembro. Termina assim a situação decorrente de as ilhas estarem dependentes da Ordem de Cristo, nos aspetos espiritual e religioso.

Locais a visitar

Praça Velha

A Praça Velha constitui o centro da cidade por excelência, constituindo-se no núcleo a partir do qual se desenvolveram as principais artérias da malha urbana. Ao longo da sua história conheceu diferentes funções: mercado de galinhas e gado aos domingos, palco de corridas de toiros, palco de enforcamentos durante as lutas entre liberais e absolutistas. Durante o século XIX, principalmente a partir de 1879, serviu de palco à Banda de Caçadores nº 10, aquartelados nos Fortaleza de São João Baptista da Ilha Terceira e que, durante mais de meio século tocou música para a cidade de Angra.

Também conhecida como “Praça dos Santos Cosme e Damião” ou “Praça da Restauração“, foi a primeira praça portuguesa projetada para servir como ponto de encontro de dois arruamentos, de acordo com os ideais urbanos do Renascimento.

Praça Velha, centro histórico de Angra do Heroísmo

Localização: Praça Velha, 9701-857 Angra do Heroísmo (ver no mapa)

Cais da Alfândega

É o mais antigo cais da cidade, estabelecido logo após a chegada dos primeiros povoadores, por volta do ano de 1470.

Comunicava diretamente com as antigas Portas da Cidade, via Pátio da Alfândega, Hospital da Misericórdia e edifício da Alfândega, onde eram processados os produtos e mercadorias que iam chegando.

Cais da Alfândega

Localização: Pátio da Alfândega (ver no mapa)

Forte de São João Batista

Quando foi construído, foi chamado de Forte de São Filipe. No entanto, depois da restauração da independência, em 1642, o nome foi alterado para Forte de São João Batista.

Além do interesse histórico do edifício, a vista a partir deste local é absolutamente incrível.

Forte de São João Batista

Localização: Fortaleza de São João Baptista (ver no mapa)

Sé Catedral

O nome oficial é Igreja do Santíssimo Salvador da Sé e é a sede do Bispado dos Açores.

O actual edifício, foi construído sobre a anterior Igreja de São Salvador, do ano de 1496. Da primitiva igreja restou apenas o altar mor, situado debaixo da capela principal. O edifício atual teve a sua construção iniciada em 1570 e foi alvo de diversos restauros devido a danos causados por calamidades, como o terremoto de 1980 ou o incêndio de 1984.

Sé Catedral de Angra do Heroismo

Localização: Rua Carreira dos Cavalos (ver no mapa)

Jardim Duque da Terceira

Localizado no centro da cidade de Angra do Heroísmo, é um dos mais belos jardins clássicos dos Açores. Criado em 1882, por iniciativa do Governador Civil Afonso de Castro, ocupa uma área de cerca de 17.500 m2.

Está implantado nas antigas cercas dos Conventos Franciscano e Jesuíta que se localizam nas proximidades. Ainda conserva dois interessantes testemunhos da antiga cerca dos Franciscanos: O “Tanque do Preto”, antigo tanque de rega da cerca, tendo, num dos topos, uma híbrida estátua de negro com cocar de índio brasileiro soprando água por um tubo; e o conjunto de quatro painéis de azulejos representativos da parábola do “Filho Pródigo”, de fabrico lisboeta de 1740, com muito interesse pela figuração de ambientes rústicos e cenas domésticas.

Jardim Duque da Terceira

Localização: Rua Direita (ver no mapa)

Teatro Angrense

Angra do Heroísmo, Cidade Património Mundial, carateriza-se por uma diversificada e intensa atividade cultural e recreativa. O Teatro Angrense é um dos expoentes máximos da cultura açoriana, que além de acolher os grupos locais de teatro amador é frequentemente palco de grandes espectáculos nacionais e internacionais, de vertentes artísticas distintas como a música, dança e teatro.

Teatro Angrense

Localização: Rua da Esperança (ver no mapa)

Museu de Angra do Heroísmo

Criado oficialmente a 30 de Março de 1949, sob a égide da Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo, o Museu de Angra teve como primeiro diretor Manuel Coelho Baptista de Lima, que orientou os seus destinos ao longo de três décadas. Teve como primeiras instalações o Palácio Bettencourt, que partilhou com o Arquivo Distrital de Angra. Em 1969, foi finalmente transferido para o atual edifício, o convento de São Francisco.

Museu de Angra do Heroísmo

O acervo do Museu de Angra é caraterizado pela diversidade e é nesta que reside, em parte, a sua grande riqueza. São notáveis as suas coleções de história militar e de transportes dos séculos XVIII e XIX, que permitem compará-lo a outros museus portugueses; de pintura, de imaginária, de cerâmica e de mobiliário, que o colocam numa posição privilegiada entre outros museus regionais; e de etnografia que o tornam, naturalmente, representativo de outras formas da cultura terceirense.

E não deixa por isso de possuir grande número de exemplares de coleções menos reconhecidas mas não menos importantes, tais como coleções de instrumentos técnicos e científicos, de traje civil e religioso, de brinquedos e de instrumentos musicais.

Localização: Ladeira de São Francisco (ver no mapa)

Horário: Das 9:30h às 17:30h, encerra à segunda-feira.

Website: http://museu-angra.azores.gov.pt

 

 

Voltar ao índice

Município de Angra do Heroísmo

Localização de Angra do Heroísmo no mapa - Grupo Central do Arquipélago dos Açores

Grupo Central de Ilhas do Arquipélago dos Açores – Assinalado Angra do Heroísmo

Caraterização

O concelho de Angra do Heroísmo situa-se no sul da Terceira, ilha pertencente ao Grupo Central do Arquipélago dos Açores. Ocupa uma área de 239 Km2 e, em 2017, tinha 34264 habitantes, tendo assim uma densidade populacional de 143 habitantes/Km2.

Atualmente, o presidente da Câmara Municipal é Álamo de Meneses, eleito pelo Partido Socialista nas eleições autárquicas de outubro de 2017 com 54% dos votos (elegendo 5 vereadores em 7 possíveis). Acresce ainda que o PSD elegeu os outros dois vereadores.

O feriado do município é o dia de São João, em 24 de junho embora o orago da cidade seja São Salvador.

A carta de foral que, inicialmente, cria o município de Portimão é do ano de 1478.

Economia da região

Até ao ano de 19870, a exportação de laranja para o Reino Unido foi a atividade económica que mais prosperidade trouxe à ilha. No entanto, nos anos seguintes, assiste-se a um abrandamento económico que resultou no aumento da emigração em direção às Américas. Posteriormente, durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha Terceira reencontra a prosperidade graças ao papel desempenhado pela base aérea das Lajes na luta anti-submarina desenvolvida pela RAF nos anos de 1943 e 1944. Logo após a guerra, os EUA “alugaram” a base pois o seu posicionamento estratégico era fundamental para os americanos durante a Guerra Fria.

Base das Lajes na Ilha Terceira

Atualmente, a economia da ilha assenta, sobretudo, na agro-pecuária e nas indústrias de transformação de lacticínios. Por esse motivo, também as suas exportações centram-se no comércio de lacticínios (leite, queijos, manteiga, iogurte), de carne e conservas de peixe. Sede de alguns departamentos do Governo Regional, com uma economia diversificada, a Terceira vive hoje um período de progresso onde o turismo começa a ter, cada vez mais, um papel preponderante.

Dados demográficos (evolução)

Concelho de Angra do Heroísmo em números 2001 2011 2017 Variação
(2001-2017)
População residente 35596 35359 34264 -3,7%
População jovem (menores de 15 anos) (%) 19,9% 16,6% 15,0% -24,6%
População em idade ativa (15-65 anos) (%) 65,7% 68,9% 68,6% 4,4%
População idosa (65 e mais anos) (%) 14,4% 14,5% 16,4% 13,9%
Índice de envelhecimento (idosos por cada 100 jovens) 72,5 87,7 71,6
Indivíduos em idade activa por idoso 4,6 4,7 4,2 -8,7%
Nascimentos 426 365 247 -42,0%
Óbitos 406 359 347 -14,5%
Saldo natural
(diferença entre nascimentos e óbitos)
20 6 -100
Sociedades Constituídas 47 49 66 40,4%
Sociedades Dissolvidas 15 33 11 -26,7%
Desempregados inscritos no centro de emprego 487 1006
Estimativa da taxa de desemprego
(Desempregados inscritos por % população em idade ativa)
2,1% 4,1%
Beneficiários do sub. de desemprego (em % pop. 15 ou mais anos) 136 (0,5%) 483 (1,6%) 597 (2,1%) 339,0%

Consultar aqui a análise completa da Pordata.

voltar ao índice

O município de Angra do Heroísmo está atualmente dividido em 19 freguesias.

Freguesias de Angra do Heroísmo

  • As freguesias da cidade são (5): Sé, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, Santa Luzia e São Bento;
  • Freguesias com o estatuto de vilas (2): Vila de São Sebastião, Vila do Porto Judeu;
  • Freguesias suburbanas (4): Posto Santo, Ribeirinha, São Mateus da Calheta, Terra Chã;
  • Freguesias rurais (8): Altares, Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Feteira, Raminho, Santa Bárbara, São Bartolomeu de Regatos, Serreta.

voltar ao índice

Como chegar

A cidade de Angra do Heroísmo está localizada no meio do Oceano Atlântico e, por esse motivo, não é possível chegar de automóvel ou de comboio. No entanto, a cidade é servida por um aeroporto: Aerogare Civil das Lajes.

De Avião

Existem voos diários para outras ilhas do Arquipélogo dos Açores como Pico, Graciosa, Ponta Delgada, São Jorge, Horta, etc, realizados pela companhia SATA. Além disso, a TAP, Azores airlines e RYANAIR fazem ligações a Lisboa e ao Porto.

Pode consultar todas as ligações aéreas aqui.

De barco

Existem ligações por mar às outras ilhas do arquipélago por ferry boat (pode transportar a sua viatura), navio ou lancha. Uma das companhias que preta este serviço é, por exemplo, a Atlântico Line (+351 707 201 572).

Ferry Boat da companhia AtlânticoLine em Angra do Heroísmo

Os transportes marítimos são, naturalmente, reforçados no período do verão.

Clima e previsão metereológica

Angra do Heroísmo tem um tipo de clima semelhante a todo o grupo central de ilhas do Arquipélago dos Açores. O verão é curto e morno e o inverno é longo e ameno, com bastante chuva e vento intenso. O céu está parcialmente encoberto durante todo o ano e a temperatura varia entre os 13ºC e os 26ºC.

Finalmente, deixamos aqui a previsão metereológica dos próximos três dias para a cidade de Angra do Heroísmo.

previsão metereológica dos próximos 4 dias para a cidade de Angra do Heroísmo

Contactos úteis

O contacto principal, em Portugal, para qualquer emergência (acidente, incêndio, etc) é o número 112, no entanto, existem outros contactos, igualmente importantes, de instituições da região que podem ser essenciais durante a sua estada na cidade.

  • A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo está localizada na Praça Velha (abrir mapa) e o telefone é o +351 295 401 700.
  • Existe assim um Posto de Turismo na Rua Direita, nº 74 (abrir mapa), cujo telefone é +351 295 404 810, aberto das 9 às 19:00h, encerrando ao domingo.
  • Poderá igualmente ter que utilizar o serviço de correios dos CTT, ficando a Estação dos CTT mais central na Rua do Palácio (ver mapa) com o telefone +351 295 204 580.
  • Assim, se precisar de uma farmácia poderá deslocar-se até à Farmácia Pimentel, na Rua da Sé (ver no mapa), com o telefone +351 295 213 338.
  • Além disso, se necessitar de algum serviço dos bombeiros, saiba que estes se situam na Praça Doutor Sousa Júnior (ver no mapa), e o contacto é +351 295 204 110.
  • O Hospital de Santo Espírito está localizado na Canada do Briado (ver mapa) e o com o telefone +351 295 403 200.
  • Se precisar da polícia, esperemos que não, poderá imediatamente contactar a PSP (Divisão Policial de Angra do Heroísmo) pelo telefone +351 295 212 022 ou descolar-se até à Praça Doutor Sousa Júnior, nº 1 (ver mapa).

Onde Comer

A história da cidade também pode ser conhecida através da gastronomia. Dessa forma beber um café e deliciar-se com uma Queijada D. Amélia num dos inúmeros cafés ou pastelarias ou mesmo saborear alguns dos pratos típicos como a Alcatra ou as sopas de Espírito Santo em restaurantes de cozinha tradicional terceirense.

Restaurante Beira Mar São Mateus

Localizado no Porto de São Mateus (Canada do Porto) (ver no mapa), serve pratos regionais, particulamente de peixe e marisco. Pode reservar pelo número +351 295 642 392.

Restaurante Beira Mar São Mateus

Aberto todos os dias para almoços e jantares, encerra à segunda-feira.

Restaurante Caneta

Na Rua A Presas (ver no mapa) e com o telefone +351 295 989 162, fica o Restaurante Caneta, cuja especialidade é carne, particularmente a posta de alcatra ou o misto de carnes. Encerra à segunda-feira.

Restaurante Caneta em Angra do Heroismo

Tasca das Tias

Fica situado na Rua de São João, nº 113 (ver mapa) e poderá assim reservar antes pelo telefone +351 295 628 062.

Tasca das Tias em Angra do Heroismo

Horário: Todos os dias, das 12:00h às 24:00h.

Voltar ao índice

Onde ficar alojado

Prepare a sua visita a Angra do Heroísmo. É por esse motivo que deixamos aqui sugestões dos melhores hotéis de Angra com diferentes níveis de preços.

Hotel Cruzeiro

O Hotel Cruzeiro está situado no centro da cidade de Angra do Heroísmo. Pode desde já contar com o conforto deste hotel de 4 estrelas, com acesso Wi-Fi gratuito e uma recepção 24 horas. Inclui um restaurante com pratos típicos portugueses e um bar para relaxar enquanto toma um cocktail.

Hall do Hotel Cruzeiro em Angra do Heroísmo

Verifique imediatamente a disponibilidade de quartos para as datas que mais lhe convém aqui.

Terceira Mar Hotel

Este hotel de 4 estrelas, em Angra do Heroísmo, oferece vistas para a Baía Fanal e apresenta uma piscina de água salgada de beiral infinito e um grande jardim com palmeiras. Dispõe de quartos climatizados com uma varanda privada e vistas panorâmicas para o mar. O acesso Wi-Fi gratuito está disponível em todas as áreas.

Os quartos insonorizados do Terceira Mar Hotel têm mobiliário em madeira escura e estão decorados com cores quentes. Possuem uma televisão por cabo e uma secretária. As casas de banho privativas dispõem de um secador de cabelo.

Na parte da manhã, o hotel serve um buffet de pequeno-almoço com uma variedade de produtos de padaria e regionais, bem como um buffet com carnes frias e quentes. Hóspedes celíacos podem solicitar um delicioso pequeno-almoço gratuito sem glúten. O Restaurante Monte Brasil tem janelas do chão ao tecto com vistas deslumbrantes e serve cozinha regional da mais famosa forma tradicional O Bar Fanal apresenta vistas em conjunto com bebidas refrescantes e uma variedade de snacks.

Vista para o mar do Terceira Mar Hotel em Angra do HeroísmoVerifique disponibilidade do Hotel Terceira Mar para as suas datas

Hotel do Caracol

Relaxe no amplo terraço em madeira com uma piscina com vista para o Oceano Atlântico. Localizado a poucos passos da praia, dispõe de um SPA de serviço completo com tratamentos holísticos. O acesso Wi-Fi gratuito está disponível em todo o hotel, incluindo as áreas do jardim e da piscina.

Cada quarto do Hotel do Caracol foi renovado em 2018 e dispõe de um espaçoso quarto que abre para uma varanda mobilada, a maioria com vistas para o mar. Cada quarto tem ar condicionado, um mini-bar bem abastecido, televisão de ecrã plano por cabo e uma casa de banho privativa.

Os hóspedes podem fazer mergulho e explorar os coloridos recifes perto da costa. Para um dia tranquilo, o hotel também tem uma piscina interior aquecida e uma banheira de hidromassagem. Pode fazer, de imediato, a sua reserva aos melhores preços aqui.

Piscina do Hotel do Caracol

voltar ao índice

Referências e Bibliografia

Para desenvolver este guia consultámos diversas fontes, a maior parte delas fontes oficiais como a Câmaa Municipal de Penafiel, o INE (Instituto Nacional de Estatística, o IPPAR e o SIPA, o MAI (Ministério da Administração Interna), etc. Deixamos aqui a lista das fontes mais importantes e, se possível, o link para a respetiva página.

Se gosta de conhecer cidades irá, igualmente, querer consultar o guia da cidade de Lamego, ou então os guias de Fundão ou Moura.