Beira Alta

A região da Beira Alta é constituída por 33 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu, e ainda os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, no distrito de Coimbra.

Primeiramente, temos o distrito da Guarda com Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e, finalmente, Trancoso.

Temos ainda quase todo o distrito de Viseu com os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua e ainda Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e, por fim, o município de Vouzela.

Resumindo, as cidades da Região da Beira Alta (cujos artigos principais já estão publicados) são:

Cidades da Beira Alta

Santa Comba Dão

A cidade de Santa Comba Dão em Portugal é magnífica pela forma como conserva as caraterísticas de uma pequena localidade rural da Beira Alta.

Sabugal

A cidade do Sabugal é tão doce e frágil como agreste e resistente. A natureza é um dos motivos para visitar este concelho rural, sitiado pela Serra da Malcata e pelo Rio Côa. Por todas as freguesias, celebram-se as festas dos oragos que atraem inúmeros visitantes. A gastronomia tradicional é também um dos motivos para colocar no seu trajeto este bonito município do interior profundo de Portugal.