Descubra como a cidade de Santa Comba Dão conserva as caraterísticas de uma pequena localidade rural da Beira Alta.

Cidade natal de António Oliveira Salazar (governou Portugal entre 1932 e 1968), Santa Comba Dão é dominada pelas construções em pedra, estilo barroco, quase como se o tempo não provocasse erosão nesta bela cidade beirã.

Para quem aprecia o bem-estar, a natureza, a segurança e o descanso, encontra nesta cidade os ingredientes para um fim de semana relaxado e descontraído.

Santa Comba Dão Portugal, imagem aérea da cidade

Santa Comba Dão é também sede de um município com 10.831 habitantes (dados de 2016) situada no distrito de Viseu, na antiga província da Beira Alta, região centro de Portugal. O concelho é composto por 6 freguesias que ocupam uma área de 111,95 Km2 e faz fronteira com os municípios de Tondela (norte), Carregal do Sal (Este), Tábua (Sudeste), Penacova (Sul) e Mortágua (Oeste).

História de Santa Comba Dão

As origens são da época visigótica, mas não é conhecido o ano da sua fundação ou quem foi o seu fundador. Sabe-se porém que teria o nome de Santa Columba, e, com a reconquista cristã, passaria a chamar-se Santa Comba.

A origem provável da povoação de Santa Comba Dão remonta ao tempo imediatamente anterior à Reconquista Cristã, durante o período visigótico.

Uma Abadessa Beneditina chamada Columba teria sido martirizada numa das incursões árabes sobre a Península Ibérica. Estava-se no ano de 982 da Era Cristã e o tempo era de guerra entre Mouros e Cristãos.

Columba foi Santificada e esta povoação homenageou-a chamando-se Santa Columba que, com o passar dos anos, passou a Santa Comba. O rio Dão tomou responsabilidade pela parte restante do topónimo.

Carta de Foral concedida a Santa Comba Dão

Em 1102, o Mosteiro de Lorvão outorga uma carta de foro aos moradores de Santa Comba e Treixedo, procurando atrair moradores para esta região,muito devastada com as guerras da reconquista. Em 1472, aparece já o nome de Santa Comba Dão num documento onde o Bispo de Coimbra da altura, D. Galvão, se auto-intitula Conde de Santa Comba Dão.

Em 1514, D. Manuel concede a Santa Comba Dão a sua carta de foral. Da mesma época são também os forais de São João de Areias, Pinheiro de Ázere, Óvoa e Couto do Mosteiro.

Em 1836 foram extintos os concelhos de Óvoa, Couto do Mosteiro e Pinheiro e integrados como freguesias no concelho de Santa Comba Dão. Em 04 de Junho de 1837, Nagosela até então pertencente ao concelho de Tondela foi integrada na freguesia de Treixedo. Em 1895, foi extinto o concelho de São João de Areias e incorporado como freguesia no concelho de santa Comba Dão.

Mas a sua história começa muitos séculos antes. Há dados arquológicos que indiciam existir ocupação humana desde o Paleolítico. Há também vestígios de ocupação Romana dispersos por vários locais: em Patarinho, Óvoa, onde provavelmente existia uma “Villae” Romana, no Passal das Igrejas de Couto de Mosteiro ou de Treixedo onde foram encontrados restos de cerâmica Romanos.

Embora com falta de suporte arqueológico ou documental, há quem garanta que Vila de Barba tenha sido um povoado fortificado pelos Visigodos, que teriam ocupado o castro aqui existente e a este lugar teriam chamado Borga. Sabe-se, no entanto, com toda a certeza, que no Século X, Santa Comba era bastante povoada e a sua paisagem pontuada por pequenos Mosteiros.

Voltar ao índice

Município de Santa Comba Dão

Município de Santa Comba Dão no mapa de Portugal

Resumo

Habitantes: 10 831 (2016)

Área: 112 Km2

Densidade populacional: 96,71 hab/Km2

Feriado Municipal: Quinta-feira de Ascenção

Gentílico: Santacombadense

Nº de Freguesias: 6

Ano da fundação do município: 1102

Código postal: 3440-XXX

Antigo indicativo telefónico: (232)

Voltar ao índice

O concelho de Santa Comba Dão enquadra-se numa paisagem de elevada riqueza natural, sendo atravessado pelo rio Dão.


O concelho é constituído pelas seguintes freguesias:

 

  • Pinheiro de Ázere
  • São Joaninho
  • São João de Areias
  • União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro
  • União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro
  • União de Freguesias de Treixedo e Nagozela

 

Voltar ao índice

 

Santa Comba Dão Portugal, imagem aérea da cidade

Dados demográficos

À semelhança do interior do país, Santa Comba Dão tem vindo a perder habitantes nas duas últimas décadas. Os residentes são cada vez menos jovens e a taxa de natalidade vai diminuindo. No entanto, nada disso retira o encanto a esta bela povoação portuguesa.

Evolução demográfica de Santa Comba Dão 2001 2011 2016 Variação
(2001-2016)
População residente 12.432 11.543 10.831 -12,9%
População jovem (< 15 anos) (%) 14,5% 13,0% 11,5% -20,7%
População em idade ativa (15-65 anos) (%) 64,2% 62,0% 61,3% -4,5%
População idosa (>65 anos) (%) 21,2% 25,0% 27,3% 28,8%
Índice de envelhecimento (idosos por cada 100 jovens) 146,3 191,5 237,8
Indivíduos em idade activa por idoso 3,0 2,5 2,2
Nascimentos 120 93 56 -53,3%
Óbitos 178 149 165 -7,3%
Saldo natural
(diferença entre nascimentos e óbitos)
-58 -56 -109
Sociedades Constituídas 35 22 16 -54,3%
Sociedades Dissolvidas 5 17 14 180,0%
Desempregados inscritos no centro de emprego 301 407 435 44,5%
Estimativa da taxa de desemprego
(Desempregados inscritos por % população em idade ativa)
3,8% 5,7% 6,5% 71,1%
Beneficiários do sub. de desemprego 71 (0,7%) 266 (2,7%) 147 (1,5%) 107,0%

Consultar documento completo (Pordata)

voltar ao índice

Informação útil ao viajante

Na sua visita à cidade de Santa Comba Dão, convém ter sempre à mão alguns endereços e números de telefone de entidades que podem ser úteis. Principalmente em caso de urgência.

Em caso de acidente deverá ligar o número nacional 112 para assistência média imediata no local.

Para outro tipo de assistência média poderá deslocar-se ao Centro de Saúde de Santa Comba Dão no Bairro Social nº 15

Se necessitar do apoio das forças de segurança, o Posto Territorial de Santa Comba Dão da GNR (Guarda Nacional Republicana) situa-se na Avenida da Escola Secundária, nº 11 e o contacto telefónico é 232 880 250. Abrir mapa com a localização.

Esperemos que não mas, se precisar dos Bombeiros, o endereço é Avª Dr. Sá Carneiro (abrir mapa com localização) e o telefone é 232 881 342.

Finalmente, poderá ainda ser útil para si conhecer a localização do Posto de Turismo Municipal de Santa Comba Dão. Encontra-se situado no edifício da Casa dos Arcos (rés-do-chão), bem no centro da cidade. Pode ver esclarecidas as suas dúvidas e solicitar as mais variadas informações sobre o concelho, bem como mapas e locais a visitar. Poderá também adquirir produtos variados elaborados pelos artesãos do concelho.

Posto de Turismo Municipal de Santa Comba Dão

Voltar ao índice

O Clima

As caraterísticas climatéricas de Santa Comba Dão são: verões relativamente curtos, mornos e secos com poucas nuvens no céu. Pelo contrário, os invernos são longos, frescos, com chuva e de céu quase sempre encoberto. As temperaturas oscilam entre os 3ºC e os 30ºC durante todo o ano.

Se pretende férias com “banhos”, deverá visitar Santa Comba Dão apenas em Julho ou Agosto. A probabilidade de chuva nestes meses é muito próxima do zero.

Previsão metereológica para os próximos dias

Se está a pensar vistar Santa Comba Dão nos próximos dias, deixamos aqui a previsão do estado do tempo. Boa viagem.

previsão do tempo para Santa Comba Dão

Como chegar até Santa Comba Dão

Para chegar até Santa Comba Dão poderá utilizar vários meios de transporte:

Comboio

A estação ferroviária de Santa Comba Dão é servida pela linha da Beira Alta. Se vem do Porto ou Lisboa poderá ter que mudar de comboio na Estação da Pampilhosa ou em Coimbra B. Existem Intercidades diretos (sem mudança de comboio necessária) e o trajeto demora cerca de 2h43m desde Lisboa (Oriente) e custa cerca de 20€. O melhor é consultar os horários diretamente no site da CP.

Avião

Se chegar a Portugal pelo Aeroporto Sá Carneiro, no Porto (OPO), a distância até ao destino final é próxima dos 150 Km e o trajeto, de carro, demora cerca de 1h e 40m (ver trajeto no Google Maps). Se vier desde Lisboa (LIS) a distância é maior. São cerca de 250 Km e a duração do trajeto é próxima das 2h e 20m (ver trajeto).

De carro

Se vier do Sul a melhor opção é seguir pela autoestrada A1 e sair na saída 13 (convergir com o IP3 em direção a Viseu/Coimbra. Continue pelo IP3 (+33 Km) até à saída para a Estrada Nacional 228 em direção a Mortágua.

Saída Nacional 228 para Santa Comba Dão

Continue por mais 6,5 Km e, quando chegar à interseção com a Estrada Nacional 234, vire à direita. A placa indica mesmo Sta. Comba Dão. Finalmente, percorra mais 6,6 Km e chegou ao seu destino.

Se vier do norte deverá sair na saída 14 da A1. Segui pela Nacional 234 e irá passar pelo centro da cidade da Mealhada. Continue sempre pela N234 e ainda irá passar por Mortágua. A cidade seguinte será Santa Comba Dão.

Voltar ao índice

Gastronomia da região

As delícias gastronómicas à sua disposição enquanto visitante desta bonita cidade são variadas.

O arroz de lampreia à moda do Dão é um dos pratos mais afamados. Mas a caldeirada de peixe do rio Dão e Criz ou o ensopado à pastora não ficam atrás. Esta região também se orgulha do seu arroz de cabidela e da sua chanfana. Finalmente, tem ainda a salada de orelha de porco, o bacalhau à lagareiro e o cabrito assado em forno de lenha.

O manjar não pode ficar completo sem a sobremesa. As broinhas doces, o pudim, o leite-creme e o arroz-doce são também especialidades desta região da Beira Alta.

O Vinho

Estamos em plena região de origem demarcada (D.O.C.) do Dão. De coloração rubi e de consistência aveludada, torna-se mais macio e suave com o passar dos anos. Assim, deixa um maravilhoso bouquet e um final longo. Reomenda-se acompanhar um dos pratos da região com um genuíno Dão.

O granito pérfido, vulgarmente denominado “Dente de Cavalo”, constitui parte dos solos onde nasce o vinho do Dão. A exposição solar, a humidade e a variedade de castas fazem do vinho Dão, branco ou tinto, um dos produtos mais genuínos da região.

Onde experimentar os sabores de Santa Comba Dão

Restaurante Cova Funda

Para experimentar Chanfana à Beirã ou Ensopado de Cabrito entre outros sabores regionais esta é uma boa opção.

Restaurante Cova Funda em Santa Comba Dão

Fica localizado na Rua Nossa Senhora da Assunção, nº 2, no centro de Santa Comba Dão. O telefone é +351 232 881 621.

Restaurante A Lampreia

Tem um excelente rodízio de marisco mas tem de ser encomendado no dia anterior. Tem opções “menos regionais” como rodízio de picanha, sandes de leitão, polvo, etc. Localiza-se fora da cidade, junto a Albufeira da Aguieira. O telefone é +351 232 891 315.

Restaurante Já se Comia

Neste restaurante prova-se sabores portugueses e europeus. Bacalhau com Natas ou Francesinha, Arroz de Pato ou Lulas, pratos muito diversificados e para todos os gostos. Está localizado na Rua Lauro Gonçalves, Lote 7, no centro da cidade, e o telefone é o +351 968 832 024.

Restaurante Já se Comia em Santa Comba Dão

Dão Catering

Espaço exterior agradável, e salas preparadas para todo o tipo de eventos. Como restaurante casual não perde nenhuma das excelentes caraterísticas. Destaque para o Arroz de Cabrito com Cogumelos Selvagens e Castanhas, Espetada de Tamboril com Camarão ou o Polvo ao Alho. Qualidade e requinte no ambiente e na comida. Situa-se na Estrada Nacional 2 (Ramal de Treixedo, nº 9) e o telefone é +351 232 888 165. (Ver no mapa)

Dão Catering - Santa Comba

Encerra aos Sábados e o horário de funcionamento é das 09:00 às 18:00h.

Voltar ao índice

Onde ficar

Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa

Resort de 5 estrelas, situado na Barragem da Aguieira. Enquanto aprecia a paisagem envolvente, poderá sentir a arquitectura única, que se insere de forma harmoniosa em todo o espaço natural. Apartamentos com 1, 2, 3 ou 4 quartos, com todas as comodidades para tornar a sua estadia mais aprazível. Verifique a disponibilidade e preço para as datas que pretende aqui.

Quarto no Montebelo Aguieira Lake Resort em Santa Comba Dão

Localizado a 13 Km  de Santa Comba Dão, a 40 Km de Coimbra e a 50 Km de Viseu, no Vale da Aguieira em Mortágua. Telefone 231 927 060. Ver localização no Google Maps

Casas de Vale Marinho

Pequeno-almoço continental servido na propriedade. Na casa de campo, os hóspedes encontrarão um restaurante que serve cozinha local e indiana (opções vegetarianas disponíveis mediante pedido prévio). Verifique preço e disponibilidade aqui.

Casas Vale Martinho em Santa Comba Dão

Coimbra e Viseu ficam a 34 Km de distância. Localização: Rua A de Martinho s/n – Vale Martinho – Vimieiro, Santa Comba Dão, Portugal

Quinta de Santa Maria do Dão

Uma opção extravagante mas que poderá considerar, principalmente se quiser viajar com um grupo grande. É uma casa de férias com 5 quartos, com uma cozinha e área de estar. Disponibiliza piscina e alojamento privado. Veja mais detalhes aqui.

Quinta de Santa Maria do Dão

 

Hotel SJ (Tondela)

Tondela fica apenas a 16 Km de Santa Comba Dão e este hotel tem uma excelente relação qualidade preço.

Os quartos têm vista para a Serra do Caramulo tornado todo o ambiente bastante reconfortante. Tem uma bonita piscina exterior rodeada de vegetação  e uma mesa de bilhar para os hóspedes se divertirem. Está localizado apenas a 21 Km de Viseu. Localização: Av. Francisco Sá Carneiro, 170, 3460-523 Tondela, Portugal (ver no Google Maps ou verificar preços e disponibilidade de datas no Booking.com)

Hotel SJ (Severino José) em Tondela, perto de Santa Comba Dão

 

Casa de Santo António

A Casa de Santo António está localizada na Aldeia do Freixo, município de Mortágua, junto à Barragem da Aguieira. É uma excelente  base para a descoberta do Centro de Portugal, pois está a apenas 30 minutos de Coimbra e de Viseu, a 45 minutos de Aveiro e a 1 hora da Serra da Estrela. Saiba mais pormenores e como reservar aqui.

Casa de Santo António perto de Santa Comba Dão

Localizada na Rua de Santo António, nº 7 no Freixo (Tondela), está apenas a 11 Km de Santa Comba Dão. Verificar trajeto no Google Maps.

Voltar ao índice

O que visitar

Recomenda-se iniciar a sua visita por uma freguesia que foi outrora um concelho. Couto do Mosteiro. É uma povoação que viu ser atribuído um foral em 1211 por D. Afonso II. Chamava-se na altura Mosteiro de Santa Columba.

Igreja Matriz do Couto do Mosteiro

Edifício religioso principal da cidade, de estilo barroco mas de grande beleza e simplicidade. Apresenta tetos abobadados com pinturas religiosas mais antigas que a própria igreja. Seriam ainda do mosteiro da ordem dos templários, anterior a 1550. ver localização

Igreja Matriz do Couto do Mosteiro

Localização: Avª Santa Columba, na freguesia de Couto do Mosteiro, a cerca de 4 Km do centro de Santa Comba Dão (ver localização)

Ainda na freguesia do Couto do Mosteiro, poderá ver o Pelourinho do Couto. Data do século XVI e apresenta fuma configuração cilíndrica encimado por um capitel do tipo “pinha” cónica, assente em base quadrangular com dois degraus à vista. Os pelourinhos visavam a humilhação pública de condenados pelos mais diversos crimes.

Ainda nesta freguesia existem diversas capelas que comprovam a religiosidade da população: Capela de São Brás e Capela de Nossa Senhora da Graça.

Igreja da Misericórdia (Santa Comba Dão)

Apresenta uma fachada renascentista e começou a ser construída em 1737. A inauguração foi em 1755 mas o entalhamento e douramento de altares ficaram concluídos em 1782.

Igreja da Misericórdia em Santa Comba Dão

Parque Ecológico

O parque ecológico é uma espécie de mini-zoológico e surgiu com o objetivo de oferecer às crianças um espaço onde poderão contactar e aprender com os animais. Podem ser contempladas várias espécies de aves, porquinhos-da-Índia, pombas, patos, tartarugas, um lama e várias cabras anãs e outros animais.

Parque Ecológico de Santa Comba Dão

Miradouro do Outeirinho

Local para relaxar e desfrutar da paisagem. Certamente irá apreciar a  panorâmica sobre o rio Dão e sobre as freguesias de Vimieiro e Óvoa.

Miradouro - Santa Comba Dão

Um passeio a pé pela cidade é suficiente para conhecer os principais edifícios

Aldrógãos

A Ribeira das Hortas atravessa a cidade de Santa Comba Dão e vai desaguar no rio Dão. Nasce na Fonte do Salgueiral, a seis quilómetros da cidade, alimenta no seu curso os lavadouros e açudes, e noutros tempos chegou a servir de motor a algumas azenhas, descansando por fim no Rio Dão.

Aldrógãos

Largo do Rossio

É um dos locais mais caraterísticos do município. Observa-se um conjunto de casas típicas da antiga Beira Alta, com o jogo exterior das habitações, a cal nas juntas das paredes e as escadas exteriores sem guarda.

Largo do Rossio

Neste largo encontra-se também:

  • Solar dos Albergaria construído no século XIX, seguindo o estilo beirão (propriedade de Margarida Mendes Leal);
  • Casa Ferreira de Almeida, datada do mesmo período, também do estilo beirão. (situa-se entre o Largo do rossio e a Igreja da Misericórdia);
  • Casa Correia Godinho. Construída no século XIX e pertence ao estilo beirão. Foi propriedade da Santa Casa da Misericórdia e antiga sede dos Escuteiros.

Casa da Cultura de Santa Comba Dão

É um espaço cultural, sucessor da antiga Casa do Povo, que permite a realização de todo o tipo de atividades culturais, com particular destaque para as artes performativas.

Casa da Cultura

Painéis de Azulejos – Casa do Professor António Oliveira Salazar

Este conjunto de azulejos está localizado no muro da Igreja Matriz, na rua de acesso ao Outeirinho.

O painel ilustra a casa onde nasceu o filho da terra António de Oliveira Salazar e foi colocado no dia 27 de Abril de 1952. Foi posteriormente reconstruido e inaugurado em 13 de maio de 2006.

Painel de azulejos Casa de Oliveira Salazar

Voltar ao índice