Penafiel

Penafiel é uma cidade situada no coração da região do Douro Litoral, no distrito do Porto, sub-região do Tâmega e Sousa, no norte de Portugal. Povoação muito antiga, inicialmente era Arrifana de Sousa até D. José I e Marquês de Pombal, ao elevarem a vila à categoria de cidade, alteraram o nome para Penafiel.

Penafiel - cidade do norte de Portugal

O município de Penafiel estende-se por 212 Km2 e está organizado em 28 freguesias totalizando, em 2016, 70.206 habitantes de acordo com o INE. Faz fronteira com o concelho de Lousada a norte, Amarante a nordeste, Marco de Canavezes a leste, Castelo de Paiva a sul e, finalmente, a oeste com Gondomar e Paredes. Os limites sul e sudeste do município são definidos pelo rio Douro e rio Tâmega. É igualmente um rio que define uma parte do limite a norte, que é o rio Sousa, afluente do Douro.

História de Penafiel

Origem da povoação

Não há certezas sobre a fundação da povoação, no entanto, existem pelo menos duas teorias. Segundo Bernardo de Brito, Faião Soares, senhor godo e tronco da família dos Sousas, no turbulento século IX quando ocorre a expansão muçulmana, teria reunido os vencidos, e com a autorização dos ocupantes árabes, fundado nesse momento Arrifana de Sousa.

Posteriormente, outro autor, Manuel Pereira de Novais, opta por uma explicação mais clássica. Foram os gregos, dispersos pelo ocidente após a guerra de Tróia, que fundaram a povoação. Faião Soares apenas teria restaurado o local num momento de crise.

Com base em achados ocasionais é possível documentar a presença romana no alto do Monte de São Bartolomeu, onde hoje se ergue um santuário conhecido por Sameiro.

 

De São Martinho de Moazares a Arrifana de Sousa

São Martinho de Moazares é o nome medieval da freguesia que corresponde à atual Penafiel. Integrava o julgado de Penafiel de Sousa, cuja sede se localizava no castelo de Penafiel, em Oldrões. Existiam aqui algumas habitações particulares, no entanto, a maior parte das terras pertenciam ao rei.

D. João I doou o julgado ao Porto, a 13 de maio de 1384, de forma a agradecer os bons serviços prestados por aquela cidade à sua causa. A jurisdição exercida pela Câmara do Porto incluía a nomeação de funcionários, um ouvidor para o Julgado e outro para o lugar de Arrifana, que também dispunha de almotacés (inspetor de pesos e medidas que fixava o preço dos bens).

As sessões do julgado, que deveriam ocorrer no castelo de Penafiel, passaram, ainda antes do século XVII, a funcionar em Arrifana, num movimento típico de abandono dos altos acastelados.

Arrifana, lugar arruado da freguesia de Moazares, em meados do século XVI ascendeu a freguesia e sede da paróquia. Passou, dessa forma, a chamar-se São Martinho de Arrifana de Sousa.

Foi uma carta régia de D. João V que, em março de 1741, eleva Arrifana à categoria de vila, com Câmara e Juiz de Fora e dos Órfãos. No entanto, a vila dificilmente conseguiria evoluir de forma autónoma pois esbarrava sempre com a intransigência da cidade do Porto, ciosa dos seus direitos adquiridos.

Finalmente Penafiel

Carta régia de elevação da vila de Arrifana de Sousa a cidade com o nome de PenafielUma nova situação conjuntural veio, no entanto, resolver esse problema, apanhando os arrifanenses de surpresa. O rei D. José, querendo desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana, centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal. Por esse motivo deu à vila o estatuto de cidade, a 3 de março de 1770, impondo-lhe o nome de Penafiel, o do julgado.

Com o título de cidade vinha também a atribuição de novos termos e a sede de uma comarca, agregando outros concelhos vizinhos como Unhão, Santa Cruz de Riba Tâmega, Gouveia e Gestaçô.

A imagem ilustra a Carta régia de elevação da vila de Arrifana de Sousa a cidade com o nome de Penafiel, de acordo com o original que se encontra no Arquivo Municipal de Penafiel.

 

Locais a visitar

Casa da Câmara e Foral

Em 1741, o lugar de Arrifana foi elevado à categoria de vila e, por esse motivo, foi sentida a necessidade de construir uma casa de Câmara que fosse ao mesmo tempo de Justiças e cadeia, pois não existia nenhum edifício capaz de cumprir essa missão. Apesar de adjudicado e iniciada a sua construção, este pequeno projeto arrastou-se durante décadas e nunca foi acabado. Só após a carta régia que eleva a povoação a cidade é que volta a ser equacionada esta obra e o projeto completamente revisto num edifício muito mais amplo e funcional.

Edifício da Câmara Municipal de Penafiel finais do século XVIII

Ocupa o edifício todo um quarteirão, dando a fachada principal para o largo dos Chãs e as traseiras para a Praça do Peixe. De planta retangular, com 33x16,5m, e de alçados laterais e posterior bastante simples, a construção impõe-se pela sua dimensão e localização, bem como pela fachada principal. Esta organiza-se em dois pisos com três corpos, um central levemente avançado e constituído por porta encimada por frontão semicircular interrompido, ladeado por janelas retangulares de molduras simples.

Localização: Travessa do Município, 13 (ver no mapa)

Museu Municipal

Funciona atualmente no Palacete Pereira do Lago e disponibiliza uma ampla área de exposição com cinco salas temáticas dedicadas a: Identidade, Arqueologia, Ofícios, Terra e Água.

Museu municipal de Penafiel

Fazem também parte do Museu quatro núcleos museológicos: o Castro do Monte Mozinho, o Moinho da Ponte de Novelas, o Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintandona. Nos quatro núcleos o Museu faz visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia.

Localização: Rua do Paço, 48 (ver no mapa)

Aldeia de Quintandona

Aldeia com cerca de 60 habitantes que mantém uma beleza e arquitetura muito próprias. É constituída por um conjunto de habitações rurais feitas em pedra lousa e xisto, muito bem preservadas ao longo dos anos.

Aldeia de Quintandona no concelho de Penafiel

Esta aldeia constitui um núcleo museológico dependente do museu municipal assegurando dessa forma a sua preservação. Poderá igualmente obter mais informações no centro interpretativo da Aldeia de Quintandona.

Existe um excelente restaurante onde poderá assim degustar os sabores da região, a Casa da Viúva .

Localização: Quintandona, Penafiel (ver no mapa)

Igreja Matriz de São Martinho

Inicialmente serviu de Matriz à paróquia de Arrifana de Sousa uma igreja de traça renascentista situada na Rua Direita. O templo foi reformado no final da primeira década de quinhentos ao gosto manuelino tardio. Entretanto, todo o corpo da igreja foi derrubado para levantar a Matriz atual. No portal estão inscritas duas datas, 1561 e 1570, correspondendo esta última ao final da obra. Sabemos, no entanto, que nessa data a paróquia já fora transferida para este local.

Igreja Matriz de São Martinho, Penafiel

 

Localização: Rua Direita (ver no mapa)

Santuário do Sameiro

O Santuário da Senhora da Piedade e Santos Passos, conhecido igualmente pelo Santuário do Sameiro, é uma igreja católica situada no topo do monte de São Bartolomeu.

É algo de muito diferente de todos os outros edifícios religiosos pois é muito mais recente. A sua construção teve início em 1889 e é da autoria do Engº Jorge Pereira Leite.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, também conhecido pelo Sameiro (Penafiel)

 

Localização: Avenida Zeferino de Oliveira, 239 (ver no mapa)

Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa

Antigo mosteiro beneditino, muito antigo, cuja fundação é anterior a 994, sendo a construção atribuída a Tructesendo Galindes e a sua esposa Anímia.

Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa em Penafiel

Pensa-se que Egas Moniz, aio de D. Aonso Henriques e senhor do Ribadouro, terá vindo, já no fim da vida, morar para o mosteiro de Paço de Sousa, nos paços que aí mandou construir para esse efeito. Faleceu a 3 de Agosto de 1146, tendo deixado em testamento vários bens ao referido mosteiro, onde estão depositadas as suas cinzas, constituindo o seu túmulo um importante “documento” histórico que retrata a sua ida a Toledo para honrar a palavra dada a Afonso VII.

Túmulo de Egas Moniz, aio de D. Aonso Henriques

Túmulo de Egas Moniz, Senhor do Ribadouro e aio de D. Afonso Henriques. Mosteiro de Paço de Sousa. (imagem gentilmente cedida pela wikipédia)

A narrativa de Egas Moniz apresentando-se com a família ao rei de Leão, Afonso VII, com a corda ao pescoço está representada no seu túmulo.

Localização: Avª Padre Américo, Freguesia de Paço de Sousa (ver no mapa)

Telefone: 255 752 566 / 255 810 706

Horários: As visitas ao local funcionam por marcação prévia

Município de Penafiel

Município de Penafiel no mapa de Portugal

Caraterização

O concelho de Penafiel está localizado a norte do rio Douro. Ocupa uma área de 212,24 Km2 e, em 2016, tinha 70.206 habitantes, tendo assim uma densidade populacional de 330,8 habitantes/Km2.

Atualmente, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel é António Moura, eleito pelo Partido Social Democrata nas eleições autárquicas de outubro de 2017 com 52% dos votos (elegendo 5 vereadores em 9 possíveis). Acresce que o PS (Partido Socialista) elegeu os restantes quatro vereadores.

O feriado do município é o dia 11 de novembro e, por esse motivo, a Feira de São Martinho, festas do concelho, são comemoradas também nesse dia.

A carta de foral que, inicialmente, cria o município de Penafiel foi atribuída por D. Manuel no ano de 1519.

 

 

Dados demográficos (evolução)

 

Penafiel em números (Município) 2001 2011 2016 Variação
(2001-2016)
População residente 71.828 72.279 70.206 -2,3%
População jovem (menos de 15 anos) (%) 21,4% 17,4% 14,7% -31,3%
População em idade ativa (15-65 anos) (%) 68,0% 70,0% 70,2% 3,2%
População idosa (mais de 65 anos) (%) 10,6% 12,6% 15,1% 42,5%
Índice de envelhecimento (idosos por cada 100 jovens) 49,4 72,1 102,7
Indivíduos em idade activa por idoso 6,4 5,6 4,6 -28,1%
Nascimentos 946 642 572 -39,5%
Óbitos 534 487 558 4,5%
Saldo natural
(diferença entre nascimentos e óbitos)
412 155 14
Sociedades Constituídas 384 174 162 -57,8%
Sociedades Dissolvidas 11 148 69 527,3%
Desempregados inscritos no centro de emprego 1.450 4.112 3.692 154,6%
Estimativa da taxa de desemprego
(Desempregados inscritos por % população em idade ativa)
3,0% 8,1% 7,5%
Beneficiários do sub. de desemprego (em % pop. 15 ou mais anos) 524 (0,9%) 2.059 (3,4%) 974 (1,6%) 85,9%

Ver documento completo (Pordata)

voltar ao índice

 

Atualmente, após a reforma administrativa de 2013 que reduz o número de freguesias de praticamente todos os concelhos portugueses, Penafiel está dividido em 28 freguesias:

Freguesias de Penafiel

  • Abragão
  • Boelhe
  • Bustelo
  • Cabeça Santa
  • Canelas
  • Capela
  • Castelões
  • Croca
  • Duas Igrejas
  • Eja
  • Fonte Arcada
  • Galegos
  • Guilhufe e Urrô
  • Irivo
  • Lagares e Figueira
  • Luzim e Vila Cova
  • Oldrões
  • Paço de Sousa
  • Penafiel
  • Perozelo
  • Rans
  • Recezinhos (São Mamede)
  • Recezinhos (São Martinho)
  • Rio de Moinhos
  • Rio Mau
  • Sebolido
  • Termas de São Vicente
  • Valpedre

 

Mapa com o limite das freguesias do concelho de Penafiel

voltar ao índice

Como chegar

Mapa com o trajeto entre Lisboa e PenafielSe vem do Porto, basta rumar Autoestrada A4 (Porto-Vila Real) e assim seguir sempre nessa via até encontrar a saída para Penafiel (saída 13). A N106-1 irá naturalmente conduzi-lo até ao centro da cidade. São cerca de 40 Km que, dependendo da hora que tentar sair do Porto, poderão demorar quase 1 hora a percorrer.

Se vem de Lisboa, deverá entrar na A1 em direção ao Porto e, quando estiver perto de Espinho, deverá ficar atento à placa (A41 CREP Espinho) que lhe irá indcar a mudança para a Autoestrada A41. Irá circular cerca de 28 Km nesta estrada até à saída que indica «Vila Real / Paredes», no entanto, mantenha-se sempre à direita. Entre na autoestrada A4 e mantenha-se nesse sentido até à saída 13. Do mesmo modo, irá entrar na N106-1 que o levará até ao centro da cidade de Penafiel.

Se vem de Madrid: Passe a fronteira em San Martin utilizando a N-122 que, em Portugal, continua como A4. Do mesmo modo, deverá sair na saída 13 e apanhar a N106-1 até ao centro da cidade.

 

Transportes em Penafiel

Poderá utilizar o serviço de Táxi para se deslocar dentro da cidade ligando particularmente para o número 964 463 446 (Táxis Penafiel) ou dirigindo-se a uma das seguintes praças de táxi: junto ao Hospital de Penafiel, na Praça Municipal e também na Praça do Tribunal.

 

Clima e previsão metereológica

Em Penafiel, tal como no resto do país, os verões são curtos, mornos, secos e de céu quase sem nuvens; o inverno é frio, com chuva e de céu parcialmente encoberto. Melhor dizendo, cerca de oito meses de chuva e quatro meses de sol.

As temperaturas variam entre os 15 e os 27ºC nos meses de verão e 4º e 12ºC nos meses de inverno.

Assim, deixamos aqui a previsão metereológica dos próximos três dias para o concelho de Penafiel.

previsão metereológica dos próximos 3 dias para a cidade de Penafiel

Economia

A indústria têxtil tem, de facto, uma grande preponderância na economia da região. No entanto, o setor agroalimentar e a vitivinicultura são as áreas mais importantes, não estivessemos nós aqui tão pero das margens do Douro. A Quinta da Aveleda, por exemplo, é uma empresa da região de grande reconhecimnto nacional e internacional, exportando anualmente quase 20 milhões de euros (fonte: wikipédia).

As atividades económicas tradicionais

Existiram diversas atividades económicas tradicinais que foram desaparecendo naturalmente com a concorrência dos produtos da indústria internacional. As oficinas de ferreiros, por exemplo, ocupavam muitas das velhas ruas da cidade atordoando-a com o barulho das forjas e bigornas. O desuso das candeias em ferro que daqui se exportavam para todo o mundo fizeram calar essas bigornas. O calçado de pau, orgulho dos penafidelenses, premiado em feiras internacionais, cedeu face ao insalubre sapato de trapos e às solas de borracha.

Existem ainda artesãos penafidelenses que desenvolvem, atualmente, a sua atividade e comercializam estas verdadeiras obras de artesanato penafidelense. Nesta página da C.M. de Penafiel estão listados os contactos desses artesãos.

Contactos úteis

O contacto principal para qualquer emergência (acidente, incêndio, etc) é o número 112 mas, no entanto, existem outros contactos, igualmente importantes, de instituições da região que podem ser úteis durante a sua visita.

  • Dessa forma, informamos que a Câmara Municipal de Penafiel está localizada na Praça do Município (abrir mapa) e o telefone é o +351 255 710 700.
  • Existe igualmente uma Loja de Turismo no Largo Padre Américo (abrir mapa).
  • Naturalmente, poderá ter que utilizar o serviço de correios dos CTT, ficando a Loja CTT mais central na Rua da Alegria (ver mapa), com o telefone .tel:+351 255 710 600.
  • Assim, se precisar de uma farmácia poderá deslocar-se até à Farmácia Oliveira, na Rua da Misericórdia, nº 28 (ver no mapa), com o telefone +351 255 212 425.
  • Além disso, se necessitar de algum serviço dos bombeiros, saiba que estes se situam no Largo dos Bombeiros Voluntários, nº 2 (ver no mapa), e o contacto é +351 255 212 122.
  • Se a sua urgênca for um caso de polícia, poderá imediatamente contactar a GNR (Guarda Nacional Republicana) na Rua Vitorino da Costa (ver no mapa) ou pelo telefone +351 255 710 940.

Comer bem em Penafiel

Os pratos mais típicos são o cabrito ou o anho assado com arroz de forno e, além disso, o cozido, o sável frito ou de escabeche e ainda a lampreia à bordalesa ou arroz de lampreia à moda de Entre-os-Rios, tudo bem acompanhado com o excelente vinho verde da região. Na doçaria, do mesmo modo, temos várias iguarias como os doces de feira, particularmente os bolinhos de amor, o pão-de-ló, o pão podre e os rosquilhos. A originalidade doceira de Penafiel é, no entanto, bem representada pela sopa seca e pelas tortas de S. Martinho, muito apreciadas por visitantes e turistas, sendo as tortas exclusivas deste concelho.

Deixamos de seguida alguns dos melhores restaurantes de Penafiel onde poderá dessa forma comprovar, ou apenas provar, as delícias da região.

Restaurante Rocha

Localizado em Abragão, na Rua Central de Ribaçais, nº 629 (ver no mapa), fica suficientemente perto de Penafiel para merecer uma visita ao jantar. Se pretender reservar mesa, o que é sempre recomendável, poderá fazê-lo para o número +351 255 942 455.

Restaurante Rocha em Abragão, Penafiel

O staff do Rocha é  muito simpático e igualmente acolhedor. A comida é muito bem confecionada, com uma diversidade grande de pratos, e nesse sentido temos a certeza que será uma agradável experiência.

Wine Bar Casa da Viúva

Se prefere assim “petiscar” uma grande e boa variedade de tapas esta sugestão é para si. Localizado na Rua de Quintandona, a 20 minutos do centro de Penafiel (ver no mapa) foi criado a partir de um celeiro do século XVIII e é, por isso, o local perfeito para degustar produtos regionais.

Winehouse casa da Viúva em Quintandona, Penafiel

Tábuas de queijo, presuntos, fumeiros, alheira de caça bolinhos de bacalhau e diversas tapas juntam-se ao requinte do gourmet e formam uma vasta opção de sabores. Tudo preparado com o cuidado de quem gosta de bem servir. Se quiser reservar ou obter mais informações utilize o número de telefone +351 912 245 910

Restaurante O Casanova

Fica situado dentro da cidade de Penafiel, na Avenida Zeferino Oliveira, 85-91 (ver no mapa), ou seja, nas proximidades do Sameiro e poderá reservar antes pelo telefone +351 255 402 484. A comida é excelente e a ementa é variada e, por esse motivo, tem uma alta probabilidade de passar um bom momento neste restaurante.

Restaurante O Casanova em Penafiel

A saber, encerra à segunda-feira.

Voltar ao índice

Onde ficar alojado

Antes da sua visita a Penafiel deverá planear a sua estadia. Por esse motivo deixamos aqui sugestões dos melhores hotéis de Penafiel com diferentes níveis de preços.

Penafiel Park Hotel & Spa

O Hotel vale a visita por si mesmo. O circuito de água no Spa vai deixá-lo relaxado e pronto para uma caminhada pela zona histórica da cidade.

Penafiel Park Hotel

É um hotel de luxo de 4 estrelas com preços perfeitamente aceitáveis, ou seja, onde a relação qualidade-preço é excelente. Ainda por cima está localizado mesmo ao lado do Sameiro e basta uma pequena caminhada para chegar ao centro da cidade.

Verifique imediatamente a disponibilidade de quartos para as datas que mais lhe convém aqui.

Penahotel

É o hotel mais antigo de Penafiel e está situado relativamente perto do centro da cidade. Preços entre os 45 e 60€ por noite por um serviço e condições bastante aceitáveis.

Penahotel em Penafiel

Está localizado na Rua do Parque, perto do Sameiro. Não deixe para mais tarde. Verifique agora preços e diponibilidade.

Hotel Rural Quinta das Quintães

O Hotel Rural Quinta das Quintães é uma escelente escolha se pretende conforto e aprecia o ambiente mais calmo das zonas rurais, não dispensando, no entanto, todos os luxos da modernidade. Uma piscina exterior sazonal e um bonito jardim fazem assim, de cartão de visita para este hotel. Existe também um excelente restaurante nesta  propriedade onde poderá mais tarde apreciar a gastronomia da região.

Hotel Rural Quinta das Quintães em Penafiel

Além disso, poderá desfrutar de atividades na cidade de Penafiel e nos arredores, tais como ciclismo e caminhadas. Finalmente, é disponibilizado Wi-Fi gratuito para toos os hóspedes. Se pretende mais informações ou até efetuar do mesmo modo a sua reserva faça-o aqui.

voltar ao índice

Referências e Bibliografia

Para desenvolver este guia consultámos diversas fontes, a maior parte delas fontes oficiais como a Câmara Municipal de Penafiel, o INE (Instituto Nacional de Estatística), o IPPAR e o SIPA, o MAI (Ministério da Administração Interna), etc. Deixamos aqui a lista das fontes mais importantes e, se possível, o link para a respetiva página.

Se gostou deste guia sobre a cidade de Penafiel poderá, do mesmo modo, ter interesse no guia da cidade de Elvas, no Alentejo, ou se preferir conhecer Trás-os-Montes, poderá consultar os guias de Bragança ou Chaves, entre outros.