Torre da Cadeia Velha em Ponte de Lima


A Torre da Cadeia Velha de Ponte de Lima é, junto com a Torre de São Paulo, os últimos vestígios da antiga muralha medieval. É nesta torre que funcionam atualmente os serviços da delegação de turismo de Ponte de Lima.

Torre da Cadeia Velha em Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo)
Torre da Cadeia Velha (antiga muralha)

História do monumento

No reinado de Dom Manuel, para além do ameamento da ponte, edificou-se, da mesma forma, a Torre da Cadeia. Este é, afinal, o principal elemento do complexo defensivo da vila que ainda resta.

A ela associou-se, da mesma forma, a Porta Nova. Esse facto gerou, assim, uma alteração urbanística da localidade, criando uma nova centralidade ribeirinha no local da antiga judiaria.

Vista lateral da Torre da Cadeia Velha

Localização

A Torre da Cadeia Velha fica em Ponte de Lima, mais concretamente junto à porta nova. É uma das portas da antiga muralha, virada para o Rio Lima.

Se necessita de inserir coordenadas no seu GPS, então deixo-as aqui: Latitude 41.76, Longitude -8.58.

Ver no mapa

A Torre da Cadeia Velha de Ponte de Lima é o Posto de Turismo da Localidade, acolhendo exposições temporárias.

A Torre da Cadeia Velha, adaptada a prisão no século XVI (D. Manuel I), alberga atualmente a Loja de Turismo e acolhe exposições temporárias.

O visitante mais atento, num passeio pelo casco histórico, não deixará certamente de encontrar vestígios das torres e das muralhas. Encontrará, da mesma forma, as marcas respetivas, colocadas no pavimento, a evocar a estrutura monumental entretanto desaparecida.

Contactos:

Torre da Cadeia Velha, Passeio 25 de Abril,
4990-058 Ponte de Lima

Telefone: (+351) 258 240 208
E-mail: lojaturismo@cm-pontedelima.pt

Horário:

Todos os dias: 9h00 às 12h30 horas e das 14h00 às 17h30

O que ver a seguir

Antiga porta da muralha (por baixo da torre da cadeia)
Antiga porta da muralha

Ainda em Ponte de Lima, poderá, da mesma forma, continuar o seu passeio atravessando a Ponte Romana sobre o Rio Lima, até ao Parque do Arnado.

Para complementar a sua visita, sobretudo se tem interesse pela história militar de Portugal, poderá visitar o Centro de Interpretação da História Militar de Ponte de Lima, no Paço do Marquês.

Miguel Pinto

Sou o editor principal do site Cidades Portuguesas. Adoro explorar todos os pormenores que deram origem à riqueza cultural das povoações portuguesas. Neste site pretendo dar a conhecer as cidades através dos seus monumentos históricos, das suas igrejas, das suas gentes.

Artigos Recentes