Trás-os-Montes e Alto Douro

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro é constituída por 31 concelhos, integrando a totalidade do Distrito de Bragança e do Distrito de Vila Real, englobando ainda 4 concelhos do Distrito de Viseu bem como um concelho do Distrito da Guarda.

Do distrito de Bragança são todos os 12 concelhos: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso, Vinhais.

Inclui também todos os 14 concelhos do distrito de Vila Real: Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

Fazem parte ainda 4 de 24 concelhos do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, São João da Pesqueira, Tabuaço.

Por último, pertence ainda um concelho do distrito da Guarda: Vila Nova de Foz Côa.

As cidades da Trás-os-Montes e Alto Douro (cujo artigo principal já está publicado) são as seguintes:

Cidades de Trás-os-Montes

Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros é uma bonita cidade plantada bem no coração do nordeste transmontano. Conheça tudo o que esta cidade tem para lhe contar!

Lamego

Lamego é uma cidade de visita obrigatória pelo seu contributo para a criação de Portugal e pelos monumentos que certificam um dos mais antigos bispados. Foi aqui que tiveram lugar as primeiras cortes do Reino de Portugal.

Chaves

Quis a natureza que, onde hoje se situa a cidade de Chaves, a água quente brotasse naturalmente do solo. Os romanos, apreciadores e crentes dos poderes curativos desta água, fundaram a cidade de Aquae Flaviae.

Bragança

Bragança é um marco obrigatório no roteiro dos amantes da história e dos costumes locais. Prepare-se para uma aventura gelada (no Inverno) ou escaldante (se for no Verão) no extremo nordeste de Portugal.