Cidades Alentejanas

Lista das cidades Alentejanas

Cidades do Alentejo

O Alentejo tradicional é uma região do centro-sul de Portugal que engloba os distritos de Évora, Beja e Portalegre (exceto município de Ponte de Sôr, que pertencia ao Ribatejo). Quando o português comum se refere a Alentejo é desta região que está a falar.

Quando Portugal entrou para a União Europeia, o país foi dividido em NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins estatísticos. Uma das sete unidades das NUTS 2 é o Alentejo. No entanto, este Alentejo não coincide territorialmente com a região tradicional. Na imagem apresentada está marcado a amarelo o Alentejo da NUTS 2.

Alentejo (NUTS 2)

Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal em termos de área.

Apresentamos aqui uma lista das cidades alentejanas cujo guia já está publicado neste site.

  • Elvas Portugal
    Elvas é grande pela sua história e pela sua localização estratégica. As suas fortificações estão classificadas como património mundial. Do aqueduto ao castelo, dos fortes aos fortins, das muralhas ao centro histórico, Elvas é uma cidade que o vai surpreender.
  • Estremoz
    Estremoz, cidade onde viveram reis e rainhas, tem oito séculos de história para contar, e muito para oferecer hoje, gastronomia, vinhos, património natural e edificado, etc.
  • Évora – Cidade Monumental, a preferida da corte Manuelina
    Évora com o Templo ao centro, recordando a acrópole, a cintura de muros robustos e os monumentos de outros tempo. Conheça esta bela cidade.
  • Moura
    Moura é uma bonita cidade alentejana, perto do Alqueva, com séculos de história para contar através das suas ruas e edifícios.
  • Portalegre, Portugal
    Portalegre, capital do Alto Alentejo é uma cidade com vasta beleza arquitetónica, sendo de visita obrigatória para quem quer conhecer Portugal.
  • Reguengos de Monsaraz
    Reguengos de Monsaraz é uma bonita cidade do Alto Alentejo, situada na bacia da barragem do Alqueva. Região de vinhos fabulosos, tem tanto para mostrar.