Lista das cidades Alentejanas

Cidades do AlentejoO Alentejo tradicional é uma região do centro-sul de Portugal que engloba os distritos de Évora, Beja e Portalegre (exceto município de Ponte de Sôr, que pertencia ao Ribatejo). Quando o português comum se refere a Alentejo é desta região que está a falar.

Quando Portugal entrou para a União Europeia, o país foi dividido em NUTS (Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins estatísticos. Uma das sete unidades das NUTS 2 é o Alentejo. No entanto, este Alentejo não coincide territorialmente com a região tradicional. Na imagem apresentada está marcado a amarelo o Alentejo da NUTS 2.

Alentejo (NUTS 2)

Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal em termos de área.

 

Apresentamos aqui uma lista das cidades alentejanas cujo guia já está publicado neste site.

Cidade de Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo representa a fusão harmoniosa entre o passado e o presente. Cidade onde se travaram batalhas pela nacionalidade e liberdade, onde heróis nasceram e deixaram a sua marca na História.

Cidade de Estremoz

Estremoz

Estremoz é uma cidade portuguesa e sede de um concelho do distrito Évora, região do Alentejo, sobejamente conhecida pelas jazidas de mármore branco.

Área: 514 Km2

Habitantes: 13.231 (2016)

Cidade de Portalegre

Portalegre

Portalegre é uma cidade portuguesa, bem no interior de Portugal, localizada na região do Alentejo. É a capital de um distrito com quinze municípios e é a sede de um concelho com sete freguesias.

Área: 447 Km2

Habitantes: 23.049 (2016)

Cidade de Elvas

Elvas

Elvas é grande pela sua história e pela sua localização estratégica. As suas fortificações estão classificadas como património mundial. Do aqueduto ao castelo, dos fortes aos fortins, das muralhas ao centro histórico, Elvas é uma cidade que o vai surpreender.

Área: 631 Km2

Habitantes: 21.241 (2016)